terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Não Eclipsar o Patrão

"Toda derrota provoca ódio, e superar o chefe tanto é tolo quanto fatal. A supremacia é sempre detestada, em especial pelos superiores. O sábio deve ocultar as vantagens comuns, assim como se disfarça a beleza com um toque de desalinho. A muitos não incomoda ser superado em riqueza, caráter ou temperamento, mas ninguém, em especial um soberano, gosta que lhe excedam em inteligência. Trata-se, afinal do maior dos atributos, e qualquer crime contra ele constitui lesa-majestade. Os soberanos querem sê-lo no que é mais importante. Os príncipes gostam de ser ajudados, mas não sobrepujados. Ao aconselhá-los, faça-o como se os lembrasse de algo esquecido, não como se acendesse a luz que ele é incapaz de ver. Os astros nos ensinam tal sutileza. São filhos e brilhantes, mas nunca rivalizam com o sol."

Texto extraído da página 27, Aforisma nº 7 do Livro A Arte da Prudência, de Baltasar Gracián, Editora Martin Claret.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola eu me chamo mira trabalho numa casa de uma amiga desde 16/01/2002 pedie para sai em 30/01/2010 por motivo de doensa nao tenho carteira assinada eu tenho direito de em denizaçao tenho ferias vensida e nao me dero desimo ese ano vou parar de trabalhar na data acima desde ja agradeso a todos meu endereso de em mail e miraspb@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi me chamo Solange trabalhava numa casa desde 2002 e sair +ou- 1 ano 7 mesês,para tira lincença de outra pessoa.nao tinha carteira assinada,decimo 13 ,ferias gostari de saber se tenho diretos.Desde já muito obrigada.meu mail sollpenelope.3131@hotmail.com

Voltar a trabalhar na mesma empresa pode não ser uma boa opção

Existem funcionários que escrevem uma bela história numa empresa, prestam seus serviços por alguns anos, são pessoas muito competentes em su...