segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Truques e dicas são termos usados por amadores, técnicas são termos profissionais




Quem ainda não se deparou com vídeos ou artigos cujos títulos diziam: “truques para que seu computador não trave ‘mais” ou “dicas para fazer um arroz soltinho”? Dificilmente vemos artigos ou vídeos cujos títulos sejam: “técnicas para otimizar o seu computador” ou “técnicas para fazer um arroz perfeito”. Quais as diferenças entre esses termos e que são muito usados por amadores e mesmo por profissionais das mais diversas atividades?

Bem, vamos começar definindo esses termos utilizados: 

“Truque” é a ação que visa iludir alguém, ou seja, seus efeitos são sempre ilusórios, tanto que é a principal ferramenta utilizada pelos prestidigitadores ou ilusionistas. A palavra tem origem francesa e significa disfarce.

“Dica” é a corruptela da palavra indicação e significa na prática uma informação útil sobre algo pouco conhecido, quase uma revelação de um segredo.

“Técnica” é um procedimento obtido por um conjunto de habilidades aplicadas para atingir um resultado satisfatório e específico seja na ciência, na tecnologia, na arte ou em qualquer outra área. Em outras palavras,  técnica é um conjunto de regras, normas ou protocolos que se utiliza como meio para chegar a uma certa meta ou atingir um resultado plenamente satisfatório. A origem da palavra vem do grego “téchne”. O termo apareceu pela primeira vez na obra Metafisica, de Aristóteles.

Na maioria dos casos quando nos deparamos com o termo truque para isso ou truque para aquilo, na verdade são simplesmente técnicas, algumas até sofisticadas para se obter o resultado pretendido. E nestes casos, o termo “truque” utilizado está absolutamente fora de contexto. Com certeza a pretensão de quem se dispôs a ensinar não foi criar um efeito mágico ou ilusório, mas oferecer uma solução para um problema. Por exemplo:

Quando um especialista em informática se dispõe a lhe ensinar “truques” ou “dicas” para que seu computador navegue mais rápido e sem travamentos, na verdade ele está ensinando rotinas técnicas que ele estudou e já testou algumas vezes para chegar a um resultado satisfatório, por exemplo, limpando arquivos desnecessários que estejam em pastas ocultas em seu pc e que podem causar lentidão do sistema.

Na maioria dos países o termo “truque” quase nunca é utilizado por tratar-se de um termo pejorativo quando a intenção é ensinar alguma coisa .O único caso paralelo que podemos encontrar em outros idiomas são os termos em inglês “trick” para truques e “tips” para dicas. Por que então a maioria dos profissionais prefere utilizar os termos “truques” ou “dicas” ao invés de técnicas?

Bem, sabemos que o brasileiro médio sendo adepto da lei do mínimo esforço gosta de tudo pronto, tudo na mão e de maneira mais fácil possível. O termo “técnica” com certeza poderá causar uma impressão ruim, que envolve procedimentos complicados para a sua execução. Já o termo “truque” sugere algo rápido, um atalho fácil para execução de uma tarefa.

Na verdade quem se beneficia do “truque” terá que necessariamente executar os mesmos procedimentos técnicos de quem está ensinando para se chegar a um resultado, porém com uma significativa diferença: o beneficiário não teve que se debruçar em leituras, pesquisa e testes práticos de quem está ensinando.

Isto posto, no meu entendimento acredito que o termo “truque” não deve ser utilizado por um bom profissional que seja expert na sua área de atuação e esteja disposto em disponibilizar gratuitamente os seus conhecimentos pelas redes sociais ou outros meios. No entanto, se a utilização do termo “técnicas” poderá transmitir grau de dificuldade ou mesmo sofisticação (e vamos combinar aqui, o brasileiro tem pavor de sofisticação), eu sugiro utilizar o termo “dicas”, pois confere a quem ensina mais credibilidade do que simplesmente "truques". “Dicas”, ao menos é um termo de fácil assimilação e que não assusta. Portanto, nada de “truques”, pois estes pertencem aos mágicos e ilusionistas. Fica aqui a dica!


Nenhum comentário:

Truques e dicas são termos usados por amadores, técnicas são termos profissionais

Quem ainda não se deparou com vídeos ou artigos cujos títulos diziam: “truques para que seu computador não trave ‘mais” ou “dicas para fazer...