segunda-feira, 5 de julho de 2021

Leitura recomendada: Felicidade Construída, Paul Dolan



“O melhor jeito de se animar é tentar animar outra pessoa” (Mark Twain)


Mas quem não corre atrás da felicidade não é mesmo? Seja no ambiente familiar, social ou no trabalho, a felicidade às vezes é como tentar achar agulha no palheiro. No entanto, nesse espetacular livro “Felicidade Construída”, o professor Paul Dolan, (editora Objetiva), nos revela o caminho das pedras, ou melhor, ele não ensina como ser feliz, mas como um bom mestre que é, nos dá a vara de pescar para que cheguemos até ela.


Paul Dolan é inglês, formado em economia pela Swansea University, é professor de Ciências Comportamentais na London School of Economics e no Imperial College. É conselheiro da Academia Nacional de Ciências nos Estados Unidos em pesquisas sobre a felicidade. Portanto, temos aqui uma concepção interessantíssima de construção da felicidade através do ponto de vista de um economista.


De acordo com Dolan, a felicidade é determinada pela maneira como alocamos nosso tempo e nossa atenção. Equivocadamente, usamos nossos sentimentos de hoje para projetar o que sentiremos no futuro. O tempo é um recurso escasso, devemos usá-lo de maneira a ter mais prazer e propósito o maior tempo possível, pois, assim como não podemos recuperar o tempo perdido, a felicidade perdida agora está para sempre perdida.


É imprescindível que criemos um ambiente propício para a produção de nossa felicidade. E o grande problema que nos trava é alimentar expectativas muito altas para ser muito feliz. De acordo com Dolan, alimentar essas expectativas é comprovadamente um método certo de não atingi-la. As expectativas de felicidades devem ser modestas. Parece até óbvio, mas na prática as pessoas costumam apostar bem alto em seus projetos de felicidade e acabam frustradas. Construir a felicidade em doses homeopáticas é a receita correta para desfrutá-la.


Se o seu projeto de felicidade é ter uma casa com piscina, quadra de tênis e energia solar ou então almejar ser o diretor da empresa em que trabalha, com certeza você vai se frustrar. Ao passo que se o seu projeto de felicidade é chegar em casa, preparar uma xícara de chá e ouvir aquele cd favorito, você está no caminho certo.


Dolan, inclusive, cita a música como um excelente estímulo. Diz ele, “a música é uma forma poderosa de abrir a mente e afeta intensamente a região do cérebro associada às emoções positivas e a memória de um jeito que nenhum outro estímulo em nosso processo de produção de felicidade é capaz”. A prática de serviços voluntários também muito contribui para a pessoa se sentir bem e feliz.


Portanto, Felicidade Construída, é um livro que, tenho certeza, fará os leitores enxergarem a felicidade através de outro prisma. Afinal, felicidade não se encontra por aí no atacado ou no varejo, para obtê-la temos é que nós mesmos criar um ambiente e condições para construí-la.


Nenhum comentário:

Organização, Gerenciamento de Tempo e Produtividade

Matriz de Eisenhower Não existem mágicas, truques, macetes ou segredos, o que existem sim são métodos, técnicas e ferramentas bem estudadas ...