domingo, 21 de março de 2010

Danos causados pelo empregado: descontos legais e possíveis


Vou expor algumas situações que costumam ocorrer com empregados: a secretária ao mudar o monitor de lugar derruba-o ao chão danificando-o; o motoboy volta no final do dia à empresa com a moto amassada; um garçom deixa cair a bandeja quebrando taças de cristal. Em qual destas situações é legal descontar do empregado em folha de pagamento os danos materiais? A resposta para essa questão é: depende do que foi celebrado no contrato de trabalho de cada um e se o dano foi intencional ou não.

Reclamações trabalhistas não faltam de funcionários e ex-funcionários pleiteando ressarcimento de valores descontados de seus salários em folha de pagamento por motivo de danos e quebras de materiais. Alguns recebem de volta os valores corrigidos, outros não. Vamos ver porque nem todos reclamantes têm parecer favorável da Justiça do Trabalho:

A Constituição Federal de 1988 assegura aos trabalhadores a irredutibilidade do salário, salvo disposto em convenção coletiva e a proteção salarial na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa. Entretanto, o artigo 462 da CLT, parágrafo 1º diz: “Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado”. Temos duas opções, acordo entre as partes ou o dano doloso.

O acordo entre as partes aplica-se em casos de dano culposo. Exemplo: O garçom que por negligência deixou a bandeja cair quebrando os copos de cristal. Neste caso não houve intenção de causar o dano, porém, desde que haja uma cláusula específica em seu contrato laboral prevendo o desconto, o valor pode e deve ser descontado. Caso o contrato seja omisso em relação aos descontos por quebra de material, o valor não poderá ser descontado em hipótese alguma.

Nos casos de culpa dolosa, temos a seguinte situação: Um funcionário irritado por ter levado uma bronca do chefe deu um soco no teclado do computador na frente de todos seus colegas, partindo-o em dois pedaços. Neste caso, o desconto do valor deve ser procedido mesmo que não tenha a cláusula específica, pois houve intenção de dano e diante de várias testemunhas.

Qualquer que seja o cargo do empregado, essa cláusula contratual prevendo a possibilidade de desconto por quebra e dano de material pode ser incluída no momento da admissão. Evidente que se trata de uma cláusula nada simpática e muitas empresas não a utilizam, algumas até desconhecem este procedimento, porém é a única maneira possível que poderá legitimar o desconto. Lembrando que, conforme artigo 82 da CLT, parágrafo único e orientação jurisprudencial SDC 018-TST, deve-se respeitar o limite de desconto no máximo em 70% do salário a ser percebido pelo empregado no mês.

754 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 600 de 754   Recentes›   Mais recentes»
sandraVOX disse...

trabalho em uma loja com camerasde segurança, porem um curto circuito nas tomadas nao deixaram as cameras funcionando .neste dia o celular da loja foi roubado(por ma cliente) agora a loja quer descontar de nos o valor do celular. é legal isso?

sandraVOX disse...

trabalho em uma loja com cameras de segurança, porem um curto circuito nas tomadas nao fimaram o roubo do celular da loja. agora estao cobrando dos funcionarios o valor do celular , isso é permitido por lei ? o que posso fazer?

Unknown disse...

TRABALHO DE PORTEIRO NOTURNO E UTILIZO O TELEFONE DA DO CONDOMINIO SOMENTE PARA FIS DO PROPRIO CONDOMINIO,POREM UTILIZARAM DE FORMA INDEVIDA PERA FIS PESSOAIS EM UM OUTRO HORARIO E O SINDICO DESCONTOU EM FOLHA DE TODOS OS EMPREGADOS E NEM SEQUER MOSTROU A CONTA DE TELEFONE,ENTAO EU ME RECUSEI A UTILIZAR O TELEFONE MESMO PARA FIS DO CONDOMINIO VISTO Q MESMO UTILIZANDO SOMENTE P/ISSO AINDA SIM VEIO DESCONTANDO DO MEU SALARIO E POR TER ME RECUSADO A UTILIZAR O TELEFONE PARA O CONDOMINIO EU RECEBI UMA ADVERTENCIA POR ESCRITO ESTOU SERTO OU ERRADO E O QUE FAZER POSSO PEDIR DEMISAO INDIRETA POR ESSE MOTIVO???

Unknown disse...

ola, meu nome e eduardo, recentemente fui demitido de uma empresa onde eu era repositor, em um domingo fui escalado a trabalhar, ao chegar no meu ambiente de trabalho me deparei com o chão todo alagado, imediatamente procurei limpa-lo pois o exaustor havia se formado gelo. em virtude disso um colega de trabalho, resolveu me ajudar subindo em um banco tentando tirar o gelo com uma faca, e aconteceu que ele acidentalmente furou o mesmo. causando a sua demissão e a minha por justa causa... sendo que eles alegarão que eu induzir o rapaz a subir e mexer no equipamento, pois virão na câmera eu gesticulando pra ele...sendo que eu tava orientando ele a tomar cuidado para não furar o exaustor ...resumindo... e justo eles me mandarem embora por justa causa? e senão for posso entrar com um processo contra eles...pois depois que sair, venho tendo problemas de depressão...obrigado e aguardo resposta abraço.

Unknown disse...

na empresa onde eu trabalho eles cobram dos garçons os pratos que os hospedes ñ pagam,ou dão n° do apartamento errado,na hora de pagarem a conta eles falam q ñ consumiram,a empresa pode descontar dos funcionários ou ñ. bom dia.

ASS.DANILO TRINDADE.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, você pode me ajudar por favor?
Entrei em um consultório odontológico como auxiliar e fiquei 4 meses, neste período por não ter experiencia quebrei 3 peças do consultório, e o dono alegou que não iria levar em consideração porque eu estava aprendendo a manusear o equipamentos. Quando sai ele ficou me devendo uma parte, liguei e cobrei, agora ele fala que não deve nada por conta dos materiais quebrados, e que se for por na ponta da caneta, eu que estou devendo ele!
Detalhe eu não era registrada e nem havia clausula no contrato afirmando que eu deveria bancar danos causados aos materiais. Além de tudo, neste tempo emprestei um celular para ele, agora ele fala que não vai devolver porque vai ficar como pagamento dos danos causados. Como devo proceder?

Suellen Santos disse...

boa noite, estou passando por uma situação parecida que é a seguinte:
trabalho em uma loja q conserta eletro eletrônicos, na hora de colocar uma televisão no estoque ela escorregou e caiu quebrando a tela. a dona da loja falou que eu q vou arca com todos os danos, eu tinha feito um acordo com cliente q tinha ganhado a televisão com defeito de dar 600 reais a ele e ele esquecer a televisão q o conserto custaria 750 reais. ele aceitou. só que hoje o cliente telefonou pra loja exigindo uma televisão nova ou colocaria a loja na justiça. não sei oque fazer pois não tenho como pagar uma televisão nova e a dona da loja quer colocar juros caso ela compre e venha desconta do meu salario aos pi

Unknown disse...

Bom Dia Olavo,
Bem, meu caso é parecido, mas foge um pouco desse assunto, mas preciso de ajuda.
Trabalho em uma empresa a 11 meses, entrei aqui em maio. Fui contratada aqui por ser uma promoção, sou vendedora, e me chamaram para ser sub-gerente, então, não pensei duas vezes em aceitar, pois estaria crescendo profissionalmente, por isso não me importei tanto com o salário, pois, o que importava para mim era a oportunidade de crescimento. Bom, meu salário em carteira é assinado R$590 reais apenas, mas no contracheque recebo esse salário + comissão de tudo que vendo e um prÊmio de 500 reais que a empresa da pela minha função. em novembro esse salário de 590 subiu para 803 e os 500 subiram para 590, avisei a minha gerente, e ela achou mt estranho, falei que se permanecesse o valor era realmente porque aumentou, pois eles não avisam sobre essas coisas. E pensei eles não vão errar mais de 1 mês né. Bem, ontem dia 26/03 minha gerente disse que eles descobriram que estão me pagando duplicadamente, e por isso eu vou ter que devolver uma quantia de 3.500 para empresa.. sendo que desde o meu primeiro contracheque recebo salário de 590 e 500 de prêmio, segundo eles, eles erraram e eu apenas devo receber 590 pela função e comissão. Mas na época que fui contratada foi outra gerente que me contratou, e sempre que tinha dúvidas, ela não sabia me responder.. dizia que se eu achava que estava recebendo certo era o que importava porque ela não entendi o contracheque.Bem, disse a minha gerente que me responsabilizo pelo 'aumento' que aconteceu, pois era 590 o salário e foi para 803 e não notifiquei o DP por isso.. Mas avisei a minha gerente. Isso ocorreu de novembro até fevereiro dando uma divida de R$ 852 no total dos 4 meses. Mas, os 590 que estavam sendo pagos duplicadamente não me respondo, pois nunca soube desse erro, porque desde o meu 1º salário recebo assim, e nunca ima imaginar que existia um erro, pois os valores sempre foram diferentes, se fossem exatamente iguais, poderia suspeitar. Bem, hoje a supervisora falou que eu teria que pagar a divida de 3.500 reais e queria saber se realmente isso é certo, se sou obrigada a pagar por algo que nunca imaginei que existia e por um erro que não foi meu? Ela disse que parcelaria o valor, mas mesmo assim, meu salário seria prejudicado com menos 803 hoje e ainda teria que pagar parcelas de 400 reais por meus? seria algo que prejudicaria em muito minha vida financeira, e já tenho dividas com esse dinheiro. Tudo bem retirar os 803, mas eu ter que pagar que acho que dificil, pq até mesmo não terei dinheiro.

meu email: yohanapachu@hotmail.com

Unknown disse...

Utilizei meu veiculo para fazer viagens para a empresa, para tanto tive que fazer uma revisão, a qual foi paga pela empresa e eu pagaria um valor mensal, ate a quitação da divida.
No entanto estou saindo da empresa e eles querem cobrar o valor integral, descontando diretamente do meu salario.
Minha duvida é:
A empresa pode descontar este valor diretamente de meu salario?
Não assinei nada autorizando tal desconto.
Os pagamentos são feitos por deposito bancario em conta corrente, caso o deposito referente ao meu salario mensal não seja depositado na conta, com o argumento de que fora descontado a manutenção do carro, posso fazer alguma coisa?

Desde já agradeço

Unknown disse...

MANDEI UM EMAIL PRA VOCÊ COM UMA DÚVIDA...
ADOREI SEU BLOG,TRAZ DICAS MUITO ÚTEIS...

Wallison Oliveira disse...

Boa noite,

Fiz umas pesquisas na NET sobre uma situação que esta ocorrendo com minha namorada na empresa dela. Ela é vendedora de uma loja de roupas e efetuou a venda de um produto com defeito para um cliente. O cliente posteriormente retornou a loja e solicitou o estorno da venda uma vez que a loja nao tinha outro produto para fornecer ao cliente. Ate ai tudo normal. Porem a empresa agora esta cobrando dela o valor do produto em preco de custo alegando que ela causou dano a empresa. Isso é correto? Ela ja assinou uma Nota Promissória que descrimina o produto e o motivo do desconto.
Agradeco desde ja

Unknown disse...

Olá,
sou operadora de caixa, e como tantos com varias duvidas.
Sei que se faltar no meu caixa tenho que pagar, certo? porém tenho que pagar toda vez que sobrar?

Unknown disse...

Olá,
sou operadora de caixa, e como tantos com varias duvidas.
Sei que se faltar no meu caixa tenho que pagar, certo? porém tenho que pagar toda vez que sobrar?

R.Batista Frases disse...

Olá! Eu trabalho em uma empresa na qual sou assistente administrativo. Minha chefe quer descontar do meu salário um valor de juros e multa de uma conta que ela disse que eu devia ter pago, porém não me entregou a respectiva conta. ela pode fazer isto?

Att.

Unknown disse...

BOM DIA OLAVO
GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA
TRABALHO NUM POSTO DE GASOLINA
E O NOSSO PAGAMENTO É FEITO DA SEGUINTE FORMA ELES DÃO O CONTRA CHEQUE EM NOSSAS MÃOS SEM O DINHEIRO
E MANDA IR NA PISTA JUNTAR DINHEIRO PARA RECEBER O PAGAMENTO,NO CASO PEDIR PARA O FRENTISTA PARA JUNTAR DINHEIRO PARA QUE POSSAMOS RECEBER MUITAS DAS VEZES NÃO CONSEGUIMOS RECEBER NO DIA E TEMOS QUE FICAR ESPERANDO O OUTRO DIA PARA VER SE CONSEGUE,ELES PODEM FAZER ISSO.

Unknown disse...

estava em horario de trabalho e bati o carro na traseira de outro carro no qual foi embora do local do acidente..sei que por lei estou errado pois bati atras, mas sou obrigado a pagar a franquia ?
Fhelipe Lima

It's not dream... disse...

boa noite .... sou auxiliar mecanico, meu patrão me deu a responsabilidade de um trabalho de carater mecanico ... quando eu fui atuar acabei quebrando uma peça de $ 700 reais ... apos esse fato uma serie de perseguiçoes e descontos vieram ocorrendo .... essa pressão fez com que eu pedisse meu aviso .... não consegui aguentar o clima de tensão imposta pelo meu patrão .... ele agiu de forma correta ou eu devo procurar um advogado ? (aragakievil@hotmail.com)

Unknown disse...

Dr. Olavo, fui furtado enquanto realizava um serviço de manutenção de uma câmera de segurança pública. A minha mochila e o notebook da empresa foi furtada e estávamos em 3 pessoas. Serei penalizado a pagar esse furto?

Unknown disse...

OLA BOA TARDE ! GOSTARIA DE SABER POIS MEU VEICULO FOR ROUBADO NO MEU TRABALHO, A EMPRESA É OBRIGADA A ME PAGAR O PREJUIZO ,POIS TRABALHO EM UM SUPERMERCADO E MEU VEICULO FICA NO ESTACIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO? OBRIGADO

Irmãs Gauchas!orgulho de ser gaucha disse...

Ola! minha irmã trabalha em ótica. Porém em 6 meses após contagem verificaram que sumiu alguns óculos, ninguém sabe onde foi parar..Agora o diretor quer descontar dos funcionários esse óculos de sol que sumiram isso é licito?

dinhobrsp disse...

Trabalho em uma empresa de manutenção eletrônica onde trabalhamos em turnos por que precisa funcionar 24hrs. Porém os equipamentos que utilizamos ficam em um armário e cada um no seu turno pega o equipamento utiliza e devolve durante o turno . No caso desapareceu um equipamento (notebook) e a empresa que cobrar de todos este equipamento por que não sabe de que é a culpa tenho que pagar? na cláusula de trabalho não fala nada a respeito disso.

Anônimo disse...

Olá! Eu estava executando a operação de empilhadeira no local onde trabalho e aconteceu um incidente onde o equipamento colidiu com um dos portões que estava entre-aberto, e a empresa que descontar do meu salário o valor dos reparos. É legal essa cobrança?

adri disse...

Ola . Sou tecnico em celulares fui trocar a tela de um iphone 5s e acabei danificando-o meu patrâo esta querendo me cobrar um iphone novo no valor de dois mil quinhentos e vinte reais eu tenho que pagar esse telefone ou e de responsabilidade da impresa?

Anônimo disse...

Bom dia,
trabalho em uma farmácia e minha carteira esta assinada como auxiliar de escritório.Fui remanejada novamente para o balcão desde que informei que ira fazer faculdade.Recentemente por 2 meses não pude abater dinheiro em minha conta dentro da farmácia sendo assim meu chefe começou a abster no meu salário R$100,00 na minha conta.Abateu 1,2 e na terceira vez que ia abater quitei minha conta antes que o mesmo ocorresse porque esta me sentido lesada e constrangida.Só que passaram dias e os R$100,oo descontados não me retornaram, sendo assim liguei para meu chefe para saber pq.Ele me informou que não mandou pq nenhum funcionário não tem autorização para quitar a senha dentro do software com sua própria senha na empresa, eu disse que não utilizado a minha senha só que lá estava registrado o meu nomo como quitador sendo que o caixa estava certo e meu colega de trabalho terminou de quitar minha ficha eu não havia entendido o que ocorreu para que meu nome aparecesse.Com mais calma refleti sobre como foi o ato da quitação e detectei meu erro e do meu colega, simplesmente quando abri minha ficha para que meu colega quitasse cometi o erro de tirar os juros "coisa que é norma falada da empresa " para que nenhum cliente pague com juros.Nesse momento acredito ter utilizado a senha e meu colega terminou a operação.Gostaria de saber de você se a atitude do meu chefe feriu meus direitos sendo que ao abrir a ficha dos meus colegas de trabalho detectei que eles mesmos cometeram o erro de tirar os juros e ter a propria senha registrada ou os proprios fizeram quitação na ficha e não lhe chamaram a atenção.

Just Live disse...

Estou precisando tirar uma duvida. Trabalho em uma empresa a 4 meses e desde que eu entrei não faço lançamento de notas fiscais, por não terem me passado o serviço adequado. E agora eles estão falando que no caso de recebimento de multa por não ter lançado as notas fiscais, eu que vou ter que pagar por ela. Sou obrigada a pagar a multa, mesmo não fazendo de má intenção?

Unknown disse...

Olá! Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog.

Estou passando por um caso similar. Sou motorista de uma clínica oftalmológica, e fazemos atendimentos e diversas cidades vizinhas e levamos sempre os equipamentos nos carros. E em uma dessas viagem passei 35 hrs fora de casa porque a cidade de atendimento ela longe, ao chegar na cidade natal e descarregar os carros com os equipamentos o mesmo caiu no chão após um dos cases abrir. Agora estão cobrando de mim o valor do equipamento que foi quebrado. É de minha reponsabilidade pagar por isso?

Kamilla Alexandrino disse...

Olá, meu nome é Kamilla. Se um motoqueiro em seu horário de trabalho bater na traseira de um carro, o patrão poderá cobrar o prejuízo?

Unknown disse...

Olá... Tenho uma duvia sou garçom e passo pelo seguinte caso quando errei um pedido fui obrigado a pagar o prato e correto pagar ?
Tenho tambem uma carga horaria um pouco diferente eu entro as 11:50 tiro um intervalo de 4 hrs e fecho a casa 00:00' sendo que so posso sair do estabelecimento quando ultlimo cliente sair fazendo com que fique ate 01hr da manha e ainda limpo banheiro e tiro lixo do banheiro como em refeitorio cheio de lixo e vassouras e rodos de lipa chao todos os dias e a alimentacao nao tao adequada tem vez que reutiliza comida do dia anterior e tem vez que nem janta tem, quais os meus direitos sobre tudo isso? O estabelecimento tem camera p osso pedir gravaçoes a que comprovatu do e ainda lavo pratos

Minious disse...

estou trabalhando em um supermercado,de motoqueiro mais quando eu termino as entregas o gerente manda eu repor mercadoria na loja , o supermercado e grande e tem funcionários para esse serviço, eu já até me recusei mais ele me chamou na sala e falou que o emprego que ele tem e esse, e se eu não estiver disposto a ajudar que era para bater o ponto e ir embora, e na minha carteira esta escrito MOTOQUEIRO.

Eduardo Pereira Neto disse...

Sr.Olavo, boa noite.Trabalho em uma estatal(Porto de Santos),mas como funcionário terceirizado na funçao de motorista.Estou na empresa a 10 anos,e dirigia caminhões de propriedade da estatal,ou seja do governo federal.Com o passar do tempo,sem manutenções preventivas estes veiculos pouco a pouco foram quebrando,e no final do ano passado,não havia mais nem um funcionando.Nosso contrato(minha empresa)terminaria em janeiro de 2014,sem os caminhóes,teria que terminar,pois não tinhamos mais onde trabalhar,visto que nosso contrato vinha sendo prorrogado por mais um ano,desde de 2010.Pois bem,mesmo sem os caminhões eles prorrogaram por mais um ano,e colocaram a gente(somos em 12 motoristas)para dirigir automoveis de outra empresa terceirizada,que presta serviço para locomoção de pessoal da estatal.Esta empresa foi contratada com 60 automoveis,com motorista.A administração da estatal,mandou que desses 60 automoveis 4 fossem revesados entre os 12 motorista da minha empresa,alegando eles que isso era para não demitir a gente.Até aí tudo bem,até gostamos!Mas o problema é o seguinte;Bati o carro,o carro á frente freiou bruscamente e não tive tempo de parar.Os dois veiculos envolvidos foram levados para a empresa dona do veiculo,ela pagou o conserto do carro em que bati,não me disse uma palavra se quer,me deu um carro reserva,e me mandou voltar para o trabalho.O que esta acontecendo é o seguinte;A empresa dona do carro ,mandou uma conta pra minha empresa cobrando um valor de aproximadamente 6500,00.Eles não me deixaram fazer orçamento algum.Eu propus pagar 1500;00,que seria aproximadamente o valor da franquia do seguro.Eles não querem aceitar,pois alegam que os carros não tem seguro!Isto é possivel?Uma empresa do Governo Federal,aceitar um contrato de 60 veiculos para conduzir seus funcionarios sem ter seguro?Há 1 mes atras um desses carros caiu no mar,matando o motorista (terceirizado da dona dos carros)mais o funcionario da estatal,e aí,se não tem seguro como fica?Estou preocupado,pois ganho pouco pago 30% de pensão alimenticia,e estão querendo me cobrar um valor alto por um carro que é de uma empresa que pertence a um outro contrato,e que estou praticamente emprestado.Os veículos são todos gol 1.0 e são leasing santander.Gostaria que o senhor me desse alguma orientação.

Muito obrigado pela atenção!

Eduardo P. Neto

Unknown disse...

Olá! Será que pode esclarecer esta dúvida?
Meu irmão trabalhou como motoboy para um determinado cartório, em contrato de experiência, no último mês sofreu um acidente, batendo a moto levemente na porta traseira de um carro. Meu irmão desesperado, entrou em contato com a empresa, falou com supervisor e esclareceu que era para deixar o n. de tel da empresa para que a vitima entrasse em contato para resolver o problema. A vítima fez isso, e nada foi resolvido. Após termino de contrato de trabalho, no qual previa o desconto em caso de danos, meu irmão foi mandado embora, e não houve nenhum desconto do fato do acidente. Um mês após a demissão a empresa ligou para ele, pedindo que o mesmo entrasse em contato com a vítima para pagar o conserto do carro, que eles não iam fazer nada a respeito. Agora minha dúvida... é correto o que a empresa fez? Tem embasamento jurídico? Em momento algum meu irmão recusou o desconto, no qual não foi feito, a cobrança, o ato é legal? Meu irmão entrou em contato com a vitima, e vai pagar os gastos, porém quer reaver da empresa, é possível? Por favor responda estas questões. Deus o abençoe. E-mail de contato: leslie_christine@hotmail.com.

Att.

Leslie

Unknown disse...

Boa tarde

Trabalho com faturamento, ganhamos bonificação por metas, com isso acho justo a cobrança de erros operacionais, porem, meu patrão esta mandando eu depositar um valor da minha conta física direto para o representante que foi prejudicado com um valor menos de comissao, para ressarcir o erro de uma digitação.
é certo isso?? No aguardo

Unknown disse...

Oi, sou estgiária e faço recisão ocorreu um erro na hora de calcular e agoran querem descontar de mim. E correto descontar "vale" de um estagiario ?

Unknown disse...

Meu pai é motorista de ônibus, e aconteceu um acidente de trânsito, onde o ônibus foi danificado.Porém foi um ACIDENTE. Querer descontar R$2.700,00 dele, fizeram até um acordo que irão descontar R$100,00 por mês. Não sei se possui alguma cláusula, mas ele pode alegar o pagamento ?

Unknown disse...

Despachei uma mercadoria para o cliente errado, esta mercadoria não teve avaria. Agora a empresa está cobrando o frete de devolução da mercadoria e o envio para o cliente correto. Gostaria de saber se no vale que estarei assinando tem que ser colocado o motivo do mesmo, baseado em qual lei posso alegar isso.

Unknown disse...

Despachei uma mercadoria para o cliente errado, esta mercadoria não teve avaria. Agora a empresa está cobrando o frete de devolução da mercadoria e o envio para o cliente correto. Gostaria de saber se no vale que estarei assinando tem que ser colocado o motivo do mesmo, baseado em qual lei posso alegar isso.

Unknown disse...

Ola
Trabalho em um bar nos finais de semanas, acontece que quebrei um pendente(lustre) do bar por acidente, levantei um ferro e esqueci de olhar para cima, e gostaria de saber se devo pagar ou nao? eu ate tentei pagar mas acontece que foi mandado fazer, entao nao achei nenhum parecido, o que devo fazer? Obrigada!

apenas uma menina disse...

OLÁ, BOA TARDE!
TRABALHO EM UMA EMPRESA DE FERRAMENTAS E A DONA QUER MUDAR O SISTEMA DA EMPRESA. ELA ALEGOU QUE OS FUNCIONÁRIOS SÃO OBRIGADOS A FAZER CONTAGEM DE ESTOQUE!
ESSA INFORMAÇÃO É VALIDA??


kiblog disse...

Bom dia.

Meu nome é Kaique Ribeiro.

Estou passando por uma situação de dano causado em um painel de injetora. Estava passando com um equipamento em um corredor de mais oi menos 1m entre duas injetoras e o equipamento que o estava empurrando tem 80 cm de largura, sem querer o equipamento acabou batendo no painel e quebrando o touch. Na hora conversei com o gerente de produção e ficou acordado verbalmente que eu iria arcar com metade do custo da peça. Mas hj quando cheguei na fabrica meu encarregado me entregou a nota do serviço no valor de 1395 reais e me deu o seguinte recado" vê como VC vai pagar pq já irão descontar no seu pagamento dia 5. O que devo fazer nesse caso?

Unknown disse...

Trabalho em um empresa que confecciona crachá de pvc, e a empresa que cobrar de mim os crachás errados, erros de escrita
isso e permitido ou não.
não possui nada disso em contrato.

Binho disse...

Olá!
1- Sr.Olavo, trabalho em uma empresa de prestação de Serviços, cujo o sindicato é: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação.
Meu Registro é: Técnico de Telefonia.

Eu consigo mudar de Sindicato? ex. SINTETEL Sindicado de Telecomunicações.

2- tenho convenio médico, imposto pela empresa, acabo fazendo uso,e registrei meus dois filhos.
a pergunta é: É correto a empresa descontar apenas 1 pessoa ou as 3, sendo eles dependentes e menores.?


3- Minha folha vem os descontos de inss vale transporte, contribuição sindical ou assistencial, e mais o convênio médico totalizando 4 pessoas.
Somando os Descontos, 43% da minha renda ja fica na empresa, isto é correto!




Desde já agradeço!
Aguardo retorno!
Fabio.

Email: fabiojbarros@ig.com.br

Binho disse...

Olá!
1- Sr.Olavo, trabalho em uma empresa de prestação de Serviços, cujo o sindicato é: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação.
Meu Registro é: Técnico de Telefonia.

Eu consigo mudar de Sindicato? ex. SINTETEL Sindicado de Telecomunicações.

2- tenho convenio médico, imposto pela empresa, acabo fazendo uso,e registrei meus dois filhos.
a pergunta é: É correto a empresa descontar apenas 1 pessoa ou as 3, sendo eles dependentes e menores.?


3- Minha folha vem os descontos de inss vale transporte, contribuição sindical ou assistencial, e mais o convênio médico totalizando 4 pessoas.
Somando os Descontos, 43% da minha renda ja fica na empresa, isto é correto!




Desde já agradeço!
Aguardo retorno!
Fabio.

Email: fabiojbarros@ig.com.br

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde, trabalhei oito meses sem ser registrada, agora fui registrada mas ainda nao assinei o contrato nem me devolveram a carteira de trabalho, trabalho como tosadora meu primeiro emprego, acontece que ja e a segunda vez que me descontam por eu fazer algo errado, assim se estou tosando um cao ele e super bravo e tenta toda hora me morder, fico tremendo e acabo fazendo algo errado e descontam do meu salario, estou registrada como tosadora, mas atendo na loja, faço faxina na loja e no petshop, e vou ganhar 780.00 reais e ainda nao sei se e sujo ou limpo como disseram. Por ser meu primeiro emprego estou perdida, nao sei se estao agindo certo comigo. Obrigado.

Susi Thomson disse...

Olá parabéns pelo Blog

Tenho uma situação de uma adolescente 17 anos que quebrou algumas taças do estabelecimento onde trabalha, o empregador por sua vez descontou 250,00 do seu salário de uma unica vez e a mandou embora alegando fraco movimento no estabelecimento.
Vale ressaltar:
1 - Não foi assinado contrato de trabalho e a carteira retida pelo empregador desde a admissão (60 dias)
2- A condição do local de trabalho que ocasionou a queda das taças é insegura.
3- a Adolescente foi admitida sem o acompanhamento do responsável legal

Neste caso, entendo que esta incorreto todos os procedimentos do empregador e o desconto é ilícito
Correto?

Olavo Carneiro Jr - Consultor em Relações do Trabalho disse...

Olá, Suzi

Sim, praticamente tudo ilícito. Envie para o meu e-mail que está anotado no frame esquerdo da página do blog que é mais adequado.

abs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola Olavo bom dia !!
Estou com uma situação parecida.Spu recepcionista de uma academia que trabalho com vendas de planos anuais e semestrais nos quais ganho comissão
A empresa aonde trabalho quer descontar valores como forma de punição por alguma tarefa esquecida ou não feita
EX: Um pc que nao foi limpo ou teclado,algum objeto fora do lugar
Sendo que essas faltas não acarretaram nenhum transtorno financeiro a empesa
Entao descontaram do valor da minha comissão 50,00 e nao do meu salario ja que a minha comissão não esta assinada na carteira e eles pagam esta,como se fosse uma "bonificação"
esta correto? como posso preceder mediante a isto?

Unknown disse...

Boa tarde! Meu nome é Débora, Gostaria de um esclarecimento, fui contratado por uma empresa para ser Gestor Regional e assinaram minha carteira, sendo que tenho um salário e mais comissões sobre as vendas da minha regional, a empresa está exigindo que eu emita nota fiscal para receber minhas comissões, isso está correto? Se sou contratado pelo regime CLT?

WAGNER JUNIOR disse...

Olá boa tarde, gostaria de tira uma duvida, trabalho como vendedor de motos em uma concessionaria, fiz uma venda pegando outra moto no negocio como lance de consorcio, meu gerente de vendas estava ciente da negociação.
mais tarde quando o cliente ofertou um lance e foi contemplado tivemos que pagar o valor acordado no inicio da negociação, enfim até ai tudo certo, o problema é que a moto que eu avia pegado na negociação demorou a ser vendida aqui na concessionaria e devido a isso e o ano ter virado tivemos um custo do ipva e licenciamento do ano vigente. sendo que quando pegamos a motocicleta ela estava com os documentos em dias.
e para piorar a situação, meu gerente faturou a motocicleta que o cliente avia dado lance sem a motocicleta estar la loja, sendo assim, a mesma demorou a chegar e aqui no meu estado toda veiculo zero km e livre do ipva do ano. como a motocicleta demorou mais d um mês a chegar isso acabou gerendo o ipva da moto zero km.
a empresa esta descontando de mim o documento da moto usada e o ipva da moto zero km, sendo que quando pegamos a moto usada ela estava em dias e quem faturou a motocicleta zero km sem a mesma estar na concessionaria foi meu gerente. e mesmo assim me descontaram mais de 1.850,00 reais.
meu gerente veio ate mim dizendo que se eu não pagasse e não assinasse o vale eu poderia perder meu emprego. e agora estão me descontando uma coisa que eu não tenho que pagar! o que eu faço?

Unknown disse...

Boa noite,meu marido foi contratado em uma empresa como auxiliar técnico,mas ficou fazendo serviço de motorista sem querer bateu a lanterna do carro o empregador mandou ele embora e descontou o valor da lanternagem e ele nem conserou o carro.O que fazemos nesse caso?

Unknown disse...

oi gostaria de tirar uma duvida eu trabalho em uma empresa de manutençao e fico com o carro da empresa guardado em casa, porem acontece que o carro foi furtado fora do horario de trabalho mais ele foi recuperado eu tenho q pagar pelos danos causados no carro? grato

Unknown disse...

Olá,
Meu marido está passando por uma situação parecida.Ele trabalha numa empresa onde foi contratado como técnico na carteira e no contrato de trabalho está esse cargo, mas ele como todos os funcionários são obrigados a dirigir. O carros são alugados pela empresa que todo ano troca os carros, o que ocorre é que quando o carro volta para locadora, é feita pintura total do carro pois ele volta com alguns arranhões que ocorrem involuntariamente, pois como eles trabalham na rua estacionam na rua muitas vezes no próprio estacionamento um outro carro arranha o dele. Só esse ano 2014 meu marido já pagou 5.000,00 de consertos de carro, pois a locadora cobra 2.000,00 só para pintar o carro.
Isso é cobrado do meu marido geralmente é dividido em duas parcelas. Ele ganha muito pouco nesse trabalho e acaba ficando sempre com parte do salário retido devido a esses descontos absurdos pelos pela empresa no salário dele.
O que ele deve fazer?
Agradeço pela sua atenção e o seu blog é ótimo e muito esclarecedor.

Unknown disse...

Olá bom dia,
Trabalho em uma empresa de temper de vidros. Faço os orçamentos e fecho para mandar para produção. Aconteceu um caso que um cliente fechou um projeto e eu esqueci de pedir 2 janelas, ai meu patrão disse que eu teria q pagar essas janelas. Outra caso foi que eu errei umas medidas e outra a cor do vidro e aconteceu novamente deles dizer que tinha que pagar. Queria saber se eles estão certos de fazer isso, pois eu apenas ganho um salário minimo e não tenho condições de arcar com esses prejuízos que eu causei sem culpa. E se agente não pagar ele fala pra gente pedir pra sair. Estou sem saber oq fazer. Por favor mim ajudem!

Anônimo disse...

olá estou com uma dúvida sou motorista de lotação transporte coletivo, e fui diversas vezes assaltado com faca e armas de fogo, e sempre me levaram valores pouco mais levaram, e agora fui demitido e ouvi que vão descontar esses valores da minha rescisão essa informação confere?

ofinalddtanks15 disse...

trabalho em padaria , costumo fazer mta coxinha cerca de 150 por dia
No caso de umas rachar , meu padrão pode descontar elas do meu salario????

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OLÁ! ESTOU NUMA SITUAÇÃO E GOSTARIA DE AJUDA. TRABALHO NO ESCRITÓRIO DE PÓS VENDA DE UM LOTEAMENTO(TERRA) ONDE GERAMOS BOLETOS PARA PAGAMENTO. E GEREI UM BOLETO ERRADO (COBRANDO JUROS) ONDE NÃO DEVERIA SER COBRADO O TANTO QUE FOI. AGORA A EMPRESA QUER QUE EU PAGUE O VALOR DOS JUROS. ISSO É CORRETO? MEU EMAIL É NARABX@YAHOO.COM.BR, ME AJUDE POR FAVOR!

Unknown disse...

Olá, parabéns pela iniciativa.
Meu caso é o seguinte. Trabalho em uma empresa de confecção de uniformes,como cortador de tecidos. Acontece que por um descuido, sem intenção, errei algumas peças na hora de cortar. Minha patroa ameaça descontar as peças do meu salário, e diz que eu tenho que corrigir o erro fora de meu horário de serviço, ou então que eu bata o cartão de ponto e corrija o erro. Até onde ela está certa e o que eu posso fazer nesse caso. Desde já obrigado.

Ps.: Não assinei nenhum contrato permitindo descontos.

Unknown disse...

trabalho de entregador de feiras em um supermercado e esses dias sumiu uma feira inteira 3 bolsas. a empresa pode cobrar de mim o valor da feira?

Unknown disse...

Boa noite Olavo !
Primeiramente parabéns pela iniciativa. Estou com um grande problema espero que você me dê uma luz.
Trabalho em regime de CLT em uma empresa há 14 anos, há 1 ano atrás comecei a receber comissões de vendas que na maioria dos meses ultrapassou meu salário, porem essa comissões eram pagas por fora, no mês passado o administrador da empresa me informou que não iria mais pagar as comissões e eu iria ficar apenas com meu salário, minha dúvida é ... posso fazer algo judicial para incorporar o valor recebido por fora do registro ao meu salario ? Tenho registro de tudo que me foi pago, pois a empresa depositava sempre em conta e tenho emails autorizando o pagamento das comissões.
Desde já agradeço.

Marcos disse...

Boa noite. Sou autonomo e durante o horário de trabalho o tablet caiu e quebrou por acidente. E obrigação minha pagar o concerto. Conto com a ajuda de voces. Obrigado!

Anônimo disse...

OLA! Meu esposo trabalha em um empresa de telefonia e esta semana ele e a equipe esqueceram um material importante no local onde estavam e quando sentirao falta eles voltaram mas a maquina tinha sido levada por outra pessoa.O queeles devem fazer?Amaquina perdida valia seis mil reais mais ja era um pouco velha e o patrao dele quer compra uma no valor de oito mil e descontar deles pode isso?Desd ja agradeço

Unknown disse...

Tenho uma dúvida.
Estamos em nossa cidade em greve dos motoristas de ônibus do sistema de transporte coletivo, temos empregados terceirizados e uma funcionária chegou atrasada pois informou que não tinha crédito e a empresa não atende ligações a cobrar de funcionários. Isso é legal a empresa não buscar os funcionários e não atender sequer uma ligação a cobrar?
Att
Ricardo

Unknown disse...

trabalho em uma loja de brinquedo roupa e material escolar a dona agora sismou que tudo que aparece quebrado e culpa dos funcionario e agora ta descontando de nos se o cliente quebra e nao quer pagar desconta de nos isso e licito

Unknown disse...

Boa tarde,estou com problemas com uma funcionaria que não aparece no Rh para assinar os holerites o que medidas administrativas posso tomar co relação a isto preciso de ajuda.
TST

eu acho é pouco disse...

Boa tarde sofri um acidente com o carro da empresa e foi a trabalho no meio da estrada,não foi minha culpa mas o cara fugiu e não pude anotar a placa por causda do susto e não pude fazer bo na federal pois o patrão falou que o carro ficaria preso por causa das avarias e querem descontar agora como procedo?

eu acho é pouco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde! Pode me ajudar?

Meu caso é o seguinte:

Sou assistente de marketing e auxilio n organização de feiras para exposição de mochilas e malas.
Na ultima feira, Couromomoda em janeiro de 2015 realizada no Pavilhão de exposições do center norte um representante comercial que ganhou um relogio super caro em nossa campanha de vendas levou o relogio para nós trocarmos por defeito no primeiro dia de feira.
Entregou o relogio para minha gerente e a mesma pediu para que eu guardasse no armario junto ao material de escritorio.
Esse armario só tem uma chave e a mesma é revezada entre eu e outra assistente.
Porem a minha propria gerente ficou com a chave, autorizou que outro funcionario contratado para ajudar na feira ficasse com a chave para que nós tres pudessemos almoçar, enfim a chave do armario foi utilizada por 4 pessoas...
No ultimo dia de feira quando desmontamos o estande o relogio sumiu e na mesma hora ela disse que quem teria que pagar o relogio seria eu e a outra assistente pois eramos responsaveis pelo armario.
Não tem nada no meu contrato de trabalho que autorize desconto em caso de roubo.
A mesma me acusa de esquecer o armario aberto varias vezes, mas no ultimo dia de feira tenho certeza que não esqueci pois foi o dia q mau toquei na chave...poderia ter sido ela, poderia ter sido a outra assistente ou o funcionario terceirizado...o armario é daqueles vagabundos de montagem rapida, da pra abrir sem chave e sem arrombar...
Ela quer q nós asistentes alem de pagar que agente vá atras de comprar o mesmo relogio...
Ela me chamou de incompetente por causa disso e ao me recusar a pagar questionou meu profissionalismo...
Como devo proceder?
No aguardo!

Monique!
moniqueodias@hotmail.com

Elisa Sesmt disse...

Comecei a trabalhar a pouco tempo em uma empresa e estou montando o Regimento Interno e inclusive após pesquisa sobre ele é que cheguei no seu site. Parabéns, realmente muito boa suas orientações.
Com relação ao Regimento Interno:
1- Mesmo não tendo Regimento|Interno aos funcionários já contratados, a partir do momento que nós passarmos aos trabalhadores vai valer para todos ou somente para os que estão entrando agora na empresa.
2- Também montei um manual de segurança do trabalho com orientações para os novos contratados e a pergunta é a mesma do RI.

Essas normas de conduta do empregado valerá para os que já estão ha anos na empresa ou somente para os novos. e caso os antigos se vier a ser descontado dele algum valor por ter agido com dolo ou culpa ele pode questionar juridicamente quando sair, alegando que no ato de sua contratação não tinha esses documentos.
Me oriente pois não quero ser injusta.

Obrigada pela atenção.

Elisa

Unknown disse...

bom dia olavo!parabéns pelo site!gostaria de algumas informações se possível,pois não sabemos o que fazer.o que aconteceu foi o seguinte:o meu marido trabalha de motorista em uma empresa.ele chegou no turno dele para trabalhar,fez a observação de oleo,agua e outras coisas mais.só que esqueceu de observar o freio de mão.(o funcionario que trabalhou antes dele esqueceu de puxar o freio de mão)então,ele ligou o caminhão pra aquecer o motor e foi buscar um café pra ir trabalhar antes que ele andou poucos passos e o caminhão desceu e bateu em três carro.a empresa teve problemas com o seguro.e agora eles querem que meu marido pague o prejuizo.eles tem direito de fazer isso.no contrato não fala nada sobre danos.esclareça minhas duvidas pois não sabemos o que fazer.obrigado pela atenção

Unknown disse...

Estou passando por uma situação muito chata, trabalhei em um empresa 3 meses, um empresa nova, de consultoria, nesse smeses não fui registrada, e nesse periodo aconteceu que a pedido de um dos chefes peguei o carro que ele dizia ser dele, e bati o retrovisor saindo do estacionamento, era um carro grande, e o retrovisor era caro, logo eu pedi para sair, e no ajuste de contas, o dono solicitou que eu pagasse pelo concerto do carro, sendo que o suposto dono do carro disse que eu nao precisava pagar, mas na realidade esse suposto dono era um trambiqueiro, tanto que a empresa fechou, eu paguei em cheques o valor 450,00 e combinei de dar mais uma parcela de 150,00. Agora esse meu ex chefe quer me cobrar 79,80 da ultilizaçãod e um plano de saude que usei na época em que trabalhei lá. Isso ta certo? vou acionar a Justiça!

Cristine disse...

Boa tarde, parabéns pelo blog, é de grande ajuda...
Bom ,gostaria de saber se existe uma lei que obriga ao funcionário ressarcir em dinheiro quando este sofre um assalto? Ex.: motorista de ônibus, frentista. etc...

Olavo Carneiro Jr - Consultor em Relações do Trabalho disse...

Prezadas Diane, Sthefany e Cristine:

Por gentileza, sigam as instruções do frame esquerdo do blog e deixem e-mail para contato.

Grato

Unknown disse...

Olá, Parabéns pelo blog.
Bom a situação é a seguinte:
4 funcionários ao viajarem para realizar um trabalho de faixada de uma empresa, quebraram o telhado da empresa, porém não comunicaram nada, e voltaram, dias depois os donos no casso nossos cliente ligaram informando o fato e ja passando o orçamento, e fotos, os funcionários afirmaram que quebraram a telha, mas a gerencia de nossa empresa de imediato ja passou o desconto em folha dos 4 funcionário, não solicitando nenhuma assinatura. se em nosso contrato de trabalho tiver a clausula referente a desconto, isso torna o fato legal? ou ainda assim precisaria de algum documento para eles assinarem?
Desde ja grata.

João Marcos de Melo disse...

Olá, gostaria de saber, se a empresa tem obrigação de me dar um HD novo para meu notebook, pois eu sempre usei esse aparelho na empresa e acabou danificando neste período. Hoje não uso mais no local de trabalho, pois informei a diretoria que estava com o equipamento citado danificado. Diante dessa situação, eu tenho direito de receber um novo gratuitamente?

Sabrina disse...

GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇAO,POIS NO MEU TRABALHO TEM UMA LOJA DE CONVENIENCIAS O QUAL O PATRAO OBRIGA SEUS FUNCIONARIOS A VENDER E MANTER PRODUTOS FORA DA VALIDADE NO ESTABELECIMENTO E DE VEZ EM QUANDO ALGUNS CLIENTES QUE OBSERVAM A VALIDADE ARRUMAM CONFUSAO COM O ATENDENTE DE BALCAO GOSTARIA DE SABER SE A LEI TAMBEM CULPA NESSE CASO OS FUNCIONARIOS QUE APESAR DE SABER DOS PRODUTOS VENCIDOS SAO OBRIGADOS PELO PATRAO A VENDER?

sabrinaa.figg@gmail.com

Unknown disse...

por favor me ajude, trabalho como tecnico em eletronica e dirijo o carro da empresa para fazer atendimentos externos, estava saindo da empresa e algumas ruas seguintes em um cruzamento um carro em alta velocidade passou pela contramao e bateu a frente do carro, eu nao ganho nenhum adicional por dirigir esse carro, e a agora o rapaz que bateu meu carro está se recusando a pagar e a empresa tambem nao quer pagar, o que eu faço? me ajude
jefferson.daniel@hotmail.com é o meu email.

Anônimo disse...

Olá bom dia eu me chamo Edson.
eu trabalho em uma empresa que presta serviços terceirizados a concessionarias de veículos novos,
e ao manobrar um desses veículos novos acabei colidindo com outro veiculo, gostaria de saber, se a despesa para o concerto do mesmo deve ser feito pela empresa que trabalho ou por min? lembrando que no meu contrato de trabalho não tem nada que consta que devo pagar por danos causados durante o trabalho....

Gabriel Sutil disse...

O que devo ou cabe se fazer quando um funcionário meu fez conforme relatado abaixo:
Ele é motorista da empresa e faz uma escala de 8 horas diárias normais atendendo clientes com o veiculo da empresa, ontem por acaso ele não retornou a empresa com o veiculo e não apareceu hoje para trabalhar, estou desde ontem atras do veiculo e do mesmo e hoje pela manhã encontro o veiculo abandonado em um patio de uma empresa e sem o funcionário que não deu as caras hoje para trabalhar, simplesmente ligou hoje pela manhã falando que vem amanhã na empresa conversar comigo, mas a sua justificativa dada pelo telefone pelo fato ocorrido não bate com o que levantei, ele alega que ontem apos atender o ultimo cliente passou mal e deu entrada a um Hospital, apos a ligação fui ao hospital dito por ele e comprovei que ele não deu entrada la, ou seja esta mentindo. cabe uma justa causa? ou alguma punição?

Unknown disse...

Olá, trabalho em uma empresa metalúrgica sou operador de máquina. Hoje houve uma reunião com todos os operadores informando-nos que teríamos que assinar um documento no qual dizia que caso a maquina quebrasse ou tivesse algum problema técnico onde não funcionasse seria descontado dos nossos salarios haveria punição com advertencia e até justa causa!
Achei estranho, muitos assinaram esse doc por medo de ser mandado embora, eu não assinei! gostaria de saber o que devo fazer.
Se puder mande-me a resposta no email allisondesign@icloud.com

Alex disse...

Boa Noite Olavo!

Trabalho como Operador de Caixa em um Supermercado.

Gostaria de saber se é o correto o empregador descontar do empregado quando há faltas de valores no caixa.

No meu caso, eu não me lembro de ter assinado nenhum termo parecido no Contrato de Trabalho. Eles somente pedem para assinar vale ( mas são como se fossem adiantamentos de salário), pois é o que está escrito no papel quando eu assino o vale.

Meu e-mail é : alexbispo_@hotmail.com

Unknown disse...

ola olavo sou repositor em um supermercado minha sessao e a de bebidas recentemente eu descuidei um pouco e deixei ki se vencesse 19 caixas de cervejas de 1 litro mas so percebi 2 meses depois e disso a gerencia mim obrigou a pagar essa quantidade ki deu em torno de 900 reais queria saber se era certo eu pagar esse erro?

Unknown disse...

Tive um prejuízo de mais de 700.00, a funcionbária emitiu duas NF com ano de 2014 em janeiro de 2015. Uma ela rasurou e corrigiu o ano, a outra não, o convênio não aceitou e também não devolveu para cancelamento, já havia recolhido todos os impostos devidos. E agora para poder receber o valor da NF, tive que emitir outra NF, que terei que recolher os impostos novamente.
Eu posso descontar esse valor do prejuízo causado?
Obrigada

Aparecida

Calango disse...

Olá, trabalho em uma pousada em FN e é comum os recepcionista pagarem por comandas de restaurantes lançadas erradas. O financeiro abre uma conta avulsa e lança os itens sem nem o funcionário tomar ciência da situação. Essa pratica é legal?
Obrigada pelos seus comentários e fico aguardando resposta.

Alberto disse...

Estou passando por uma situação semelhante.
Trabalho com segurança eletronica e apos serviço numa area rural me deparei com uma parte alagada onde fazia parte do terreno da empresa que solicitou o serviço ja havia passador outras vezes com o mesmo veiculo no mesmo lugar e outros carros tbm. podem neste dia a profundidade tinha aumentado e ninguem da empresa avisou então passei e logo em seguida o carro desligou o proprietario de empresa ficou ciente do ocorrido porem não falou nada, semanas depois o motor do carro bateu(mecanico alegou que entrou agua no motor) um valor muito alto pra min, e "patrão" quer que eu assuma o prejuizo como faço?

Unknown disse...

BOA TARDE
ME CHAMO DANIELE
EU TRABALHO EM UMA EMPRESA NA QUAL ASSIM Q EU ENTREI NELA EU NÃO TINHA UMA SEMANA DE TRABALHO AINDA,A PESSOA RESPONSAVEL PELA EMPRESA PRECISOU SAIR NESSA DIA PRA RESOLVER UMAS COISAS PESSOAIS
EU TIVE Q FAZER UMA OPERAÇÃO NA QUAL EU NAO TINHA SIDO TREINADA AINDA
E ACONTECE Q FIZ ERRADA E O DONO DA EMPRESA NÃO IDENTIFICOU O ERRO
EU NÃO SABIA,NO DIA SEGUINTE A PESSOA RESPONSAVEL COMUNICOU PARA O DONO Q ESTAVA ERRADO E TINHA COMO CORRIGIR
O MESMO DISSE Q ERA PRA DEIXAR COMO ESTAVA ,CASO O CLIENTE RECLAMASSE EU TENTARIA RESOLVER OU DESCONTARIA DO MEU SALARIO E FOI DESCONTADO MAIS DE 700 REAIS DO MEU SALARIO
ELE AGIU CORRETAMENTE SENDO Q EU ERA NOVA NA EMPRESA NÃO ESTAVA APTA AINDA PARA EXERCER A FUNÇÃO?
AGUARDO RETORNO

Unknown disse...

email danylp23@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Boa tarde,Tenho uma dúvida e não sei o que faço,Trabalho de recepcionista em um Hotel e por não haver manobrista, as vezes temos que pegar o carro do cliente para guardar na vaga. Acidentalmente bati a porta do cliente e amassou.
Podem descontar do meu salario a quantia de R$1400,00, valor da franquia para acionar o seguro.

Vanessa Simões. disse...

Boa Tarde meu marido trabalha há 12 anos em uma empresa, ele se irritou com um colega de trabalho e deu um soco na mesa e quebrou o dedo da mão direita,ele foi afastado pelo médico 30 dias, mas a empresa disse: que ele pode ser mandado embora por justa causa, isto é possível?

Deus acima de tudo disse...

oi tudo bem?
sou garçon ha mais de dois anos em um restaurante ha quase dois anos.e com o passar do tempo fui notando varias coisas erradas.como exemplo!
os 10%.dois % fica p reposiçao da casa todos os dias e mais dois % p nossa gerente que é irma da dona.aos finais de semana vem uma recepcionista que e sobrinha da dona ganha tnbm os 2 %.ou seja a empresa nao a paga quem a paga é o garçon.e nao recebemos vale ransporte se optar pelo vale nao tem direito a 10% que alem de tudo e dividido ate com quem nao e serviço gerais.ela desconta da nossa porcentagem farinha,pao,manteiga,cafe,uma vez por mes.isso e certo?

Deus acima de tudo disse...

oi tudo bem?
sou garçon ha mais de dois anos em um restaurante ha quase dois anos.e com o passar do tempo fui notando varias coisas erradas.como exemplo!
os 10%.dois % fica p reposiçao da casa todos os dias e mais dois % p nossa gerente que é irma da dona.aos finais de semana vem uma recepcionista que e sobrinha da dona ganha tnbm os 2 %.ou seja a empresa nao a paga quem a paga é o garçon.e nao recebemos vale ransporte se optar pelo vale nao tem direito a 10% que alem de tudo e dividido ate com quem nao e serviço gerais.ela desconta da nossa porcentagem farinha,pao,manteiga,cafe,uma vez por mes.isso e certo?

Bianca Oliveira disse...

Olá, meu primo foi contrato como gerente de compras, ocorre que utiliza carro fornecido pela empresa. As vezes ele sofre algumas sanções (multa de trânsito), e valor das multas e descontado da folha de pagamento dele. Ele ainda é obrigado a assinar advertência.
Ocorre que no momento da contratação tais descontos não foram acordados. O empregador pode descontar tais multas? Pode aplicar sanções administrativa (advertência)?
O o empregado pode fazer com relação a isso se sofrer uma justa causa?

Email para contato: bianca.olivieira@gmail.com
Desde já agradeço
At. Bianca Vieira

JESSICA ALMEIDA disse...

bom dia,
ocorreu um erro em uma venda na empresa que trabalho e gerou uma multa de 3.500,00 minha chef quer descontar de mim entretanto no meu contrato esta apenas uma clausula de danos não fala se é doloso ou não tenho como recorrer

Empregador disse...

Boa tarde,
Tenho uma funcionaria que trabalha em minha residencia (secretaria/domestica) desde o dia 08de fevereiro de 2015. No mes de maio passou 13 dias sem trabalhar e sem avisar voltou sem nenhum comprovante que abonasse suas faltas , informou que estava doente porem nao trouxe nenhum comprovante. e agora no mes de julho veio ate o dia primeiro sumiu de novo e so apareceu dia 21 de julho. querendo as contas e sem justificativa das faltas e querendo a carteira. como devo proceder e pagar?

André Cr7 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A empresa tem o direito de me cobrar o valor da farmacia depois que eu fui demitida?

leyde dayane guterres disse...

ola bom dia meu nome e Dayanne, estou com uma pequena duvida sobre danos causados pelo funcionar, Eu sou montadora de moveis e sem querê danifiquei uma peça gostaria de saber?
e o empregador mim afirmou que vai desconta do meu salario gostaria de saber sim isso e ceto.
sendo que ao entra na empresa eu não assinei nem um termo de responsabilidade gostaria de saber sim isso e certo

Unknown disse...

Roubaram a loja em q eu trabalho um super mercados acusaram a mim de ter deixado a porta aberta do eletro isso pq eu nem sou vendedora sou operadora de caixa mas msm assim tenho certeza de q eu fechei a porta q por sinal e muito dificil de fechar e agora disseram q eu vou ter q pagar o prejuiso q foi dois celular roubado no valor de 3000 mil isso ta certo eles cobrarem de mim sendo w nao foi eu q roubri muito menos sei quem roubou e mesmo eu tendo certeza de que eu fechei a porta sou obrigada a arcar com o prejuizo da empresa eae terei nsm que pagar?

Unknown disse...

Olá bom dia.
Bom trabalho em uma empresa onde todos os funcionários tem o seu cartão de ponto ocorre que ele tem um código de barras e está constantemente apresentando erro de leitura , dia te disse a empresa está querendo cobrar um valor pela manutenção deste cartao onde o problema apresentado n e responsabilidade do funcionário. Oque fazer neste caso?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá,meu nome é Alana.
Sou funcionaria em um hotel, minha carteira e contrato estão registrados como Recepcionista, mas também sou telefonista, caixa, carrego bagagens,limpo a recepção (incluindo videos, prateleiras e piso), vendo vinho na hora da janta, acompanho hospedes até os apartamentos, se eles pedem algo como bebidas, comida, tolhas e outros sou eu quem levo, camas auxiliares de ultima hora sou eu quem monto, está certo isto?
A alguns dias atrás dei o troco errado a um cliente, no final do meu caixa faltaram 50,00, o gerente cobrou de mim, sendo que em meu contrato não há nenhuma clausula para descontos, que afinal não foi um desconto, tive que tirar do bolso na hora para repor o caixa.
Uma funcionaria saiu de licença maternidade, fui cobrir o horário dela, só que meu chefe não me pagou horas extras, ele me pagou como se fosse meu horário de trabalho normal, e não em folha.
No meu horário no contrato está estipulado que minhas horas de serviço são das 12 até as 18hrs, mas trabalho das 18 as 00hrs, então por direito teria 2hr extras noturnas por dia, mas nã recebo, está certo tudo isso?

Email: Alanaed@hotmail.com

fabio disse...

comprei umas tabuas no valor de 81 reais, a empresa entreou mais não enviou a nota por e-mail nem o boleto, quando a fatura estava vencida enviaram um e-mail notificando o acontecido; meu chefe pagou do proprio bolso para que não houvese protesto e agora quer que eu devolva o valor para ele. é correto.

DOR NO PE DA BARRIGA disse...

boa tarde
gostaria de saber
trabalho terceirizado de porteiro em um condominio para uma empresa
eles nao deixa guardar a minha moto dentro do condominio
ou seja a minha moto fica estacionada a madrugada toda na rua
roubaram a minha moto na frente do condominio na madrugada ,ela estava estacionada na rua
a empresa ou o condominio é responsavel pela minha moto,eles tem que pagaraminha moto ou eu tenho que perder e ficar por isso mesmo ????
no aguardo
obrigado

Unknown disse...

BOA TARDE! TRABALHO EM UMA EMPRESA QUE FASO VARIAS FUNÇÕES . MINHA CARTEIRA E REGISTRADA COMO CAIXA MAS SOU TELEFONISTA, GUARITEIRA E CONTADORA DE ESTOQUE . SEM QUERER ESBARREI O PORTAO NO CARRO DE UM CLIENTE E ELES ESTAO ME COBRANDO O CONSERTO E JUSTO ? DESDE DE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO E PARABENIZO O SEU TRABALHO!

Unknown disse...

Minha dúvida, sou operadora/ caixa e minha empresa desconta os valores que faltam do funcionário, exemplo: meu caixa no dia 17/08 desligou e reiniciou sozinho, por tanto não tive acesso no dia do valor total do caixa, no outro dia conferindo os valores por minha supervisora, estava faltando 35 reais dos quais vão ser descontados no meu pagamento. Não concordo, pois o caixa da problema direto, e se esse valor simplesmente não foi registrado?? Outra trabalho a noite, e sozinha, sou a única funcionária trabalhando sozinha, de dia são 3, e no outro plantão a noite são 2, colaboro com a empresa , não falto ou chego atrasada, mas acho q estou sendo lesada. Vc pode me orientar??? Obrigado.

Unknown disse...

Minha dúvida, sou operadora/ caixa e minha empresa desconta os valores que faltam do funcionário, exemplo: meu caixa no dia 17/08 desligou e reiniciou sozinho, por tanto não tive acesso no dia do valor total do caixa, no outro dia conferindo os valores por minha supervisora, estava faltando 35 reais dos quais vão ser descontados no meu pagamento. Não concordo, pois o caixa da problema direto, e se esse valor simplesmente não foi registrado?? Outra trabalho a noite, e sozinha, sou a única funcionária trabalhando sozinha, de dia são 3, e no outro plantão a noite são 2, colaboro com a empresa , não falto ou chego atrasada, mas acho q estou sendo lesada. Vc pode me orientar??? Obrigado.

Unknown disse...

OLA TRABALHO COMO GARÇOM E ESTOU COM UMA DUVIDA,RECEBO 10% EM UM RESTAURANTE ONDE TRABALHA EU E O OUTRO GARÇOM,SENDO QUE NAO RECEBEMOS OS 10% INTEGRAL,SOMOS OBRIGADOS A DIVIDIR COM COZINHA,COPA,CAIXA E O PATRAO SEM NOSSO CONSENTIMENTO E ESSA SEMANA ACONTECEU ALGO QUE ME DEIXOU P..,OS 10% SÁO PAGOS TODOS OS SABADOS E QUINTA FEIRA ANTERIOR A ISSO EU FALTEI,A CASA NAO VENDEU NEM 50,00 DE COMISSAO PARA MIM,E ALEM DE EU NAO PRATICIPAR DA DIVISAO DESSE DIA FOI DESCONTADO U. TOTAL DE 120,00 SLEM DE SER DESCONTADO NO FINAL DO MES NA FOLHA ISSO E CERTO?
E CERTO O PATRAO DIVIDIR OS 10%DO GARCOM COM TODOS INCLUSIVE ELE?
E CERTO DESCONTAR O QUE ACHAR QUE E EVPRONTO ALEM DE DESCONTAR EM FOLHA TAMBEM NO FINAL DO MES?
OBRIGADO PELA ATENCAO SEI QUE E MEIO COMPLICADO MAIS ME AJUDEM POR FAVOR

Unknown disse...

OLA TRABALHO COMO GARÇOM E ESTOU COM UMA DUVIDA,RECEBO 10% EM UM RESTAURANTE ONDE TRABALHA EU E O OUTRO GARÇOM,SENDO QUE NAO RECEBEMOS OS 10% INTEGRAL,SOMOS OBRIGADOS A DIVIDIR COM COZINHA,COPA,CAIXA E O PATRAO SEM NOSSO CONSENTIMENTO E ESSA SEMANA ACONTECEU ALGO QUE ME DEIXOU P..,OS 10% SÁO PAGOS TODOS OS SABADOS E QUINTA FEIRA ANTERIOR A ISSO EU FALTEI,A CASA NAO VENDEU NEM 50,00 DE COMISSAO PARA MIM,E ALEM DE EU NAO PRATICIPAR DA DIVISAO DESSE DIA FOI DESCONTADO U. TOTAL DE 120,00 SLEM DE SER DESCONTADO NO FINAL DO MES NA FOLHA ISSO E CERTO?
E CERTO O PATRAO DIVIDIR OS 10%DO GARCOM COM TODOS INCLUSIVE ELE?
E CERTO DESCONTAR O QUE ACHAR QUE E EVPRONTO ALEM DE DESCONTAR EM FOLHA TAMBEM NO FINAL DO MES?
OBRIGADO PELA ATENCAO SEI QUE E MEIO COMPLICADO MAIS ME AJUDEM POR FAVOR

Unknown disse...

Boa tarde!
Trabalho em uma empresa de rastreadores, fazendo instalações, manutenções e etc, todos os funcionários possui sua ferramentas(fornecidas pela empresa), e no ato da entrega das mesmas foi assinado um termo de responsabilidade, informando que se houvesse extravio ou danos seria descontado do funcionário. Contudo recentemente sumiu uma furadeira, que não estava na responsabilidade de nenhum dos funcionários da manutenção, e todos utilizavam, e querem descontar dos funcionários um valor equivalente a 120,00 reais, isso está correto, eles podem preceder dessa forma?

Att,

Luis

Unknown disse...

Tenho um problema semelhante, mas é com o carro. Pode me ajudar?

Unknown disse...

boa tarde, dois funcionários de nossa empresa desinstalaram um equipamento e no dia seguinte fomos chamados, devido o equipamento estar sem as placas internas, como agir neste caso?

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho
Trabalho em uma empresa como técnico
E a empresa me deu um carro pois nao recebo para dirigir a mesmo me compra avaria. Possa pedir nota fiscal do trabalho feito no carro

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho
Trabalho em uma empresa como técnico
E a empresa me deu um carro pois nao recebo para dirigir a mesmo me compra avaria. Possa pedir nota fiscal do trabalho feito no carro

Unknown disse...

Ola, me chamo fabiana, sou estagiaria em um escritório de advocacia, sou estudante de técnico em administração, mas trabalho como preposto e como ax. administrativo. um cliente fechou conosco uma audiência em outra cidade, e minha função era falar com um parceiro desta cidade para ver se ele aceitaria fazer a mesma. Quando ele aceitou eu enviei a documentação para ele. o cliente mandou dois emails, um com a solicitação e um com a documentação. Eu acusei recebimento e disponibilidade no email da solicitação e esqueci de acusar no email da documentação, eles cancelaram com a gente na hora da audiência e agora a minha chefe quer descontar da minha bolsa, o valor que sera pago ao parceiro, pois o cliente não ira pagar. Detalhe ela ainda não assinou o meu contrato, pois ja estou aqui a uns 3 meses. Por favor me ajudem, me informando se ela pode fazer isso ?

Unknown disse...

Meu marido e vendedor de frios numa empresa grande um dos que mais vende o patrão agora quer descontar produtos vencidos sendo que muitas vezes ele compra produtos com validade curta pra pagar mais barato ai não vende ele que que os vendedores paguem o prejuízo, o que pode ser feito?

Unknown disse...

Meu marido e vendedor de frios numa empresa grande um dos que mais vende o patrão agora quer descontar produtos vencidos sendo que muitas vezes ele compra produtos com validade curta pra pagar mais barato ai não vende ele que que os vendedores paguem o prejuízo, o que pode ser feito?

Unknown disse...

Meu marido e vendedor de frios numa empresa grande um dos que mais vende o patrão agora quer descontar produtos vencidos sendo que muitas vezes ele compra produtos com validade curta pra pagar mais barato ai não vende ele que que os vendedores paguem o prejuízo, o que pode ser feito?

Unknown disse...

Meu marido e vendedor de frios numa empresa grande um dos que mais vende o patrão agora quer descontar produtos vencidos sendo que muitas vezes ele compra produtos com validade curta pra pagar mais barato ai não vende ele que que os vendedores paguem o prejuízo, o que pode ser feito?

Unknown disse...

Meu marido e vendedor de frios numa empresa grande um dos que mais vende o patrão agora quer descontar produtos vencidos sendo que muitas vezes ele compra produtos com validade curta pra pagar mais barato ai não vende ele que que os vendedores paguem o prejuízo, o que pode ser feito?

janete pereira disse...

Bom diaa!!! Trabalho em uma loja de cosméticos no shopping, onde deram falta de produtos no estoque, e agora querem descontar das 3 vendedoras, sendo-se que não tem nada no contrato de trabalho falando sobre isso, e na loja tem câmeras, e é feita a vistoria das bolsas todos os dias antes de ir embora, estou me sentindo num beco sem saída porque preciso do emprego mas não quero sair lesada, o que devo fazer?

Desde já obrigada!!

Unknown disse...

eu trabalho em uma farmácia sou operadora de cx e houve um roubo de 90 reais do meu troco de trabalho e a gerencia me comunicou que vai ser descontado no meu holerite ,quais providencias eu povo tomar obrigada !!

Unknown disse...

ola boa tarde meu nome patricia e estou de licença maternidade hj e o dia de pagamento e minha empresa nao depositou meu salario todo entrei em contato e os mesmos diceram que eu poderia ter algo pendente em relaçao multicheque ou plano de saude sendo que nunca usei meu multicheque e so usei o plano para procedimentos que ele cobria .
minha duvida e eles podem fazer isso descontar valores sem nos notificar?

des de ja muito grata pela atençao.

??? disse...

Um funcionário cortou o dedo c a makita, deu entrada como acidente de trabalho, mas ele utilizou a makita de forma errada, estava c o cigarro na mão e cortou a tabua no ar, não apoiando em nada( segurou a tábua c uma mão e a outra c a makita).
Trabalhou alguns meses, pediu aumento como não foi concedido disse q o dedo da cirurgia estava doendo, ja encaminhei p o inss, acho q não irão encostar, o q faço?

Unknown disse...

oi eu trabalho em uma empresa de Ônibus escolar terceirizada e os carros são velho e eu trabalhei dois anos e meio agora que veio quebrar uma (mola mestre) e eles quer descontar no meu salário esta correto eles fazer isso?

Unknown disse...

tem mais quando chega no mês de julho e escola tem 15 dias de féria ai no fim de ano tem do dia 10 de dezembro até 12 de fevereiro, bom mais agente não recebe de dezembro até fevereiro, eu acho que esta certo, porque agente não trabalha esses dois meses. mais no mês de julho que e 15 dias eu acho que não poderia descontar porque agente não pode procurar outro serviço, obs. os 15 dias eles desconta quando forem pagar as férias, mais está certo o que eu acho, e tem mais o meu salário que recebo e de um mil e cento e quinze livre,e quando chegou minhas férias eles me mandou 1840,00 reais,1115+725=1840 ou seja as minhas férias só deu 725 reais veja ai pra mim fazendo um favor, que Deus te abençoe o senhor.

Anônimo disse...

Trabalho Em Uma farmacia que no contrato de trabalho diz que eu devo me responsabilizar pela organização, limpeza e cuidados com a minha sessão, sendo então que não está especificando que devo pagar por diferença de preços e nem por produtos vencidos, o fato é assim na hora que estou limpando as vezes deixo cair um produto e quebra daí eu pago sem reclamar mas ocorre que as vezes tem alterações de preço de produto sem aviso daí a gente que paga a diferença para o cliente levar o produto sem problemas maiores mas sou operadora de caixa e recebo o quebra de 10% e essa semana quase vendi uma fralda para a cliente que o preço era 24 reais e subiu para 42 reais e minha gerente não quis me mostrar a atualização de preços e me mandou olhar no sistema item por item os preços de cada produto ou seja levaria dias para eu consultar os preços um a um pois tenho que atender no Caixa isso que ela faz esta certo pois trabalho numa rede com 150 filiais e acredito que não o dono sabe que ela age assim

Unknown disse...

Boa noite...fui a uma loja de artigos de festa para comprar uma capa de Halloween para meu filho fui informada que a capa infantil custava 8,00 quando fui passar no caixa disseram q era 16,00 ai questionei o valor e chamaram a gerente ela disse q o valorcera 16 e não 8 e qria q eu dissesse quem falou q era 8 o um dos funcionários q me dissecq era 8 estava junto e eu disse q era ele ai diante disse ela disse q estupidamente q ele falou errado e q poderia me vender a 8 só q descontariam do salario dele...achei muito injusto e disse q não qria q descontassem dele mesmo assim ela falou p me cobrar 8 e saiu dizendo q vai cobrar dele ...fiquei super mal e com so do funcionário gostaria d saber se ela pode fazer isso.

Unknown disse...

Boa noite...fui a uma loja de artigos de festa para comprar uma capa de Halloween para meu filho fui informada que a capa infantil custava 8,00 quando fui passar no caixa disseram q era 16,00 ai questionei o valor e chamaram a gerente ela disse q o valorcera 16 e não 8 e qria q eu dissesse quem falou q era 8 o um dos funcionários q me dissecq era 8 estava junto e eu disse q era ele ai diante disse ela disse q estupidamente q ele falou errado e q poderia me vender a 8 só q descontariam do salario dele...achei muito injusto e disse q não qria q descontassem dele mesmo assim ela falou p me cobrar 8 e saiu dizendo q vai cobrar dele ...fiquei super mal e com so do funcionário gostaria d saber se ela pode fazer isso.

Unknown disse...

Bom dia Dr. sou proprietário de uma rede de joalheria, tenho em uma de minhas lojas 3 funcionárias, sendo uma caixa e duas atendente, todas tem acesso a mercadoria da loja, existe um controle rigoroso sobre o estoque ao sair da matris e ao entrar no estoque da loja, pois ao chegar a mercadoria na loja a funcionária precisa conferir a mercadoria e ai fazer a recepçao das peças, isso feito entra no estoque delas, isso é feito com muito rigor, porem fizemos uma conferencia de rotina e descobrimos um disfalque de mais de 7 mil reais de falta de mercadoria no estoque, posso ratiar entre as funcionárias
meu email é val_ieb@hotmail.com

Kellýnha disse...

Gostaria de saber ...
Trabalho em uma farmácia e todos os meses fazemos o " balanço " para saber se os.medicamentos estão todo a certos ... caso falte medicamentos no estoque ou em prateleiras o dono da farmácia pega o valor total de faltas divide entre os funcionários e desconta do nosso salário independente do valor é descontado praticamente todo a os meses isso é certo?
Layane

Kellýnha disse...

Gostaria de saber ...
Trabalho em uma farmácia e todos os meses fazemos o " balanço " para saber se os.medicamentos estão todo a certos ... caso falte medicamentos no estoque ou em prateleiras o dono da farmácia pega o valor total de faltas divide entre os funcionários e desconta do nosso salário independente do valor é descontado praticamente todo a os meses isso é certo?
Layane

Anônima do ES disse...

Boa Tarde Olavo!

Gostaria que você mim desse uma orientação, fui demitida por justa causa porque abrir o notebook da minha empresa, empresa mim deu uma justa causa salientando que estraguei o notebook sei que errei, mas nesse caso é válida uma justa causa? No caso de uma punição essa não deveria ser o conserto ou até mesmo a reposição do bem?

Desde já agradeço!

Sandra Rocha disse...

Boa tarde!

Gostaria de uma orientação...
Trabalho numa empresa e determinado dia mexendo no computador da empresa ativei uma senha e não soube como tirar a mesma,para resolver o problema fui abrir o computador e acabou que a empresa descobriu e mim acusou de ter danificado o equipamento.A conduta que a empresa tomou foi mim mandar embora por justa causa. Está certo isso? Sei que errei, mas neste caso é cabível a justa causa? Eu já tenho um ano trabalhado, no caso o mais certo não seria mim cobrarem o ressarcimento do bem?

Desde já agradeço!

Sandra Rocha disse...

Boa tarde!

Gostaria de uma orientação...
Trabalho numa empresa e determinado dia mexendo no computador da empresa ativei uma senha e não soube como tirar a mesma,para resolver o problema fui abrir o computador e acabou que a empresa descobriu e mim acusou de ter danificado o equipamento.A conduta que a empresa tomou foi mim mandar embora por justa causa. Está certo isso? Sei que errei, mas neste caso é cabível a justa causa? Eu já tenho um ano trabalhado, no caso o mais certo não seria mim cobrarem o ressarcimento do bem?

Desde já agradeço!

Unknown disse...

Trabalho desde janeiro em uma choperia, na entrevista os patrões fizeram algumas propostas, tais como:
- vocês terão direito a janta. Quatro meses depois nos foi tirada, alegou ele que não tinha mais dinheiro pra bancar a janta, porém, não nos deu nenhum outro jeito para janta, nem vale alimentação, nem refeição, nosso intervalo é de uma hora.
- intervalo de uma hora. Entramos às 18:00, e começamos nosso intervalo às 18:30, outros às 19:30.
- vocês receberão salário, horas extras, adicional noturno, DSR, e os 10% do garçom que não serão relacionados em folha. Minha dúvida é: eu tenho direito de verificar meus relatórios de venda? Recebemos os 10% individualmente, salvo que esse valor é dividido com atendentes de bar, eu gostaria de saber qual o cálculo que é feito pra chegar nos valores, tenho direito de solicitar isso?
Eu solicitei verbalmente a ele, ele disse que não tem obrigação de me mostrar os relatórios, alegando que não trabalhamos direito, sendo que a casa é referência em atendimento.
- vocês terão direito a vale transporte. Eu até tenho o meu cartão, mas não é utilizado há dois ou três meses porque eles não carregam, um mês atrás eu estava tirando dinheiro do bolso pra pagar passagem, mas eles compraram um cartão de terceiros e me mandaram usar, conhecidos meus disseram que isso é crime, procede a informação?
- holerite. Mês passado recebi meu holerite só dia 18. Sendo que recebemos o salário até o5° dia útil, quando não atrasa...


Agradeço muito se puder sanar minhas dúvidas, estou aflita com tamanha falta de consideração comigo e com meus colegas de trabalho.
Por favor retorna esse e mail.

Att,

Priscila Scremin.

Unknown disse...

Sou motorista trabalho em uma empresa de distribuição de bebidas. No ato de uma entrega estacionei próximo de um totem de posto de gasolina e quando eu ia saindo dei uma encostada que danificou o totem. Ressaltando que nesse dia eu não estava no carro q trabalho, estava no carro maior q o meu. A empresa pagou o prejuízo e agora quer q eu reembolse o valor. Tenho direito de pagar?????

Unknown disse...

Olá. Trabalho como motorista de entrega de bebidas, eu estava trabalhando e estacionei próximo de totem de um posto de combustível e quando fui sair dei uma encostada e danificou. A empresa pagou o prejuízo do posto, ressaltando não estava no caminhão q eu trabalhava estava em outro caminhão. A empresa quer q o reembolso que eles pagaram gostaria de saber se eu tenho o direito de reembolsar esse dinheiro ou não???? Ou isso significa acidente de trabalho??? Pois no meu contrato diz que.
Art. 7 . Em caso de dano causado pelo EMPREGADO, fica a EMPREGADORA, autorizada a efetivar o desconto da importância correspondente ao prejuízo, o qual fará, com fundamento no 1° do art. 462 da consolidação das leis do trabalho, já que essa possibilidade fica expressamente prevista no contrato.
QUARENTA E CINCO (45) DIAS    , sendo celebrando para que as partes verifiquem reciprocamente, a conveniência ou não de se vincularem em carácter definitivo a um contrato de trabalho. A empresa passando a conhecer as aptidões do EMPREGADO e suas qualidades pessoais e morais; o EMPREGADO  verificando se o ambiente e os métodos de trabalho atendem a sua conveniência.  E eu já estou na empresa a 1 ano e 2 meses.

Unknown disse...

Sou motorista de caminhão guincho, tive um acidente que acarretou em um dano no prarachoque de carro de cliente
Me cobrando 5000 e sem receber nada de 6 meses de trabalho
Alegando que fica devendo 16 reais
Isso procede
Os cálculos da rescisão é de 4987

Unknown disse...

Sou motorista de caminhão guincho, tive um acidente que acarretou em um dano no prarachoque de carro de cliente
Me cobrando 5000 e sem receber nada de 6 meses de trabalho
Alegando que fica devendo 16 reais
Isso procede
Os cálculos da rescisão é de 4987

Unknown disse...

Sou motorista de caminhão guincho, tive um acidente que acarretou em um dano no prarachoque de carro de cliente
Me cobrando 5000 e sem receber nada de 6 meses de trabalho
Alegando que fica devendo 16 reais
Isso procede
Os cálculos da rescisão é de 4987

Unknown disse...

Sou motorista de caminhão guincho, tive um acidente que acarretou em um dano no prarachoque de carro de cliente
Me cobrando 5000 e sem receber nada de 6 meses de trabalho
Alegando que fica devendo 16 reais
Isso procede
Os cálculos da rescisão é de 4987

Unknown disse...

Graciela RS-Gostaria de uma pergunta,passei o cartao de debito do cliente o total que tinha que passar era R$71,30,so que eu digitei R$ 7.130,33,so que o cliente nao viu na hora de colocar senha,so no outro dia ligaram,cliente nao quis esperar fazer todo o processo de cancelamento falou que precisava do dinheiro,meu patroa fez transferência e descontou de mim R$ 150,00 no pagamento so que nao aparece no contra cheque

Unknown disse...

Estava do balcão cadastrando o chip do cliente o celular do cliente que tinha acabado de comprar tava em cima de um planfete distraídamente sem vê pego o planfete e o celular cai e quebra. Funcionaria da lojas cea falou que eu ia pagar. Sou promotor de operadoras. N foi porque eu quis e sim um acidente.. qual a providencia devo tomar.????

Unknown disse...

Estava do balcão cadastrando o chip do cliente o celular do cliente que tinha acabado de comprar tava em cima de um planfete distraídamente sem vê pego o planfete e o celular cai e quebra. Funcionaria da lojas cea falou que eu ia pagar. Sou promotor de operadoras. N foi porque eu quis e sim um acidente.. qual a providencia devo tomar.????

Unknown disse...

Trabalho em um supermercado, e tenho uma duvida... É permitido por lei o gerente descontar do meu salario se um produto se vencer na prateleira? Se sim, como deve ser descontado?

Monica Mondaini disse...

Trabalho em um Hospital público e tem acontecido perdas de aparelhos de medir glicemia. Podemos solicitar que os profissionais façam reposição? como tratar este caso?

Unknown disse...

Boa tarde!

ocorreu uma situação comigo hoje eu estava fazendo um serviço de instalação em um portão em uma garagem minhas ferramentas como minha mochila estavam no canto da parede foi quando uma moradora ao sair com o carro veio direto mesmo vendo a mochila passou por cima dela quebrando uma placa central de portão sem me dar tempo de tira-la pois ela veio com tudo para eu sair da frente do portão q estava com defeito e eu estava arrumando , ae sai da frente ela saiu arrancando e saiu com o carro imediatamente liguei para o meu patrão para informar o ocorrido e ele falou q iria descontar de.mim essa central porque esta na minha requisição de material e na minha responsabilidade mas nao foi culpa minha e nem erro meu foi uma moradora do prédio o que devo fazer ele pode desconfiar de mim.
Desde ja grato.

Fran Fest disse...

Bom dia.
Trabalho em motel, e estou com algumas dúvidas. Se falta dinheiro no caixa mas a recepcionista tem serteza q não faltava e tem câmeras na recepção e a empresa não sabe se esplicar e serto eles fazer vc assinar um vale para ser descontado. Ou o gerente confere o consumo de sexta sábado e domingo na segunda. E alega q falta 2 produtos e correto ele pedir para recepcionista pagar ou trazer os produtos. Pois os descontos não está previsto em contato e nem vem o desconto em holerite eles pede para vc assinar um vale. E nem o mesmo é devolvido pra nós.
Por favor vc pode me ajudar

Anônimo disse...

Bom dia,

Trabalho no financeiro de uma empresa, faço o contas a pagar, a receber e tudo o mais que vcs imaginarem.
Estou grávida de 7 meses, e um dia eu faltei porque não me sentia nada bem, mas avisei o meu chefe. Só que no dia que eu faltei tinha uma conta pra pagar e ninguém pagou. No dia seguinte cheguei, pedi boleto atualizado com juros e multas e paguei.
Só que deu uma multa de atraso de quase 200 reais porque o valor do boleto era alto quase 10 mil. Ele está querendo descontar o valor dessa multa do meu salário. Quero saber se isso é legal?
Detalhe: o dia que eu faltei ele sabia que tinha esse boleto pra pagar e não pagou porque é o velho pensamento de sempre: "não é minha função então não vou fazer".

Me ajude, preciso de seu comentário.

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho.
Tenho uma dúvida k no meu serviço muitos tem e gostaria de esclarecer.
Trabalho registrada com um salário x em carteira mas recebo outra parte por fora .
Essa parte k recebo por fora pode aver desconto igual do holerite??
Obriga desde já

Ronan disse...

Bom dia a empresa pode descontar o dia do funcionário, mesmo quando ele trabalhou todos os dias?
Oque eu faço?

Unknown disse...

olá!
sou vendedora trabalho numa loja de vendas de planos de celulares e vendas de smartphones e um vendedor aqui da loja atendeu uma cliente e mostrou um aparelho a ela um samsung galaxy s6 e a cliente ja tinha um aparelho desse! por um descuido do vendedor ela trocou o aparelho dela pelo aparelho da loja e deixou o dela e levou o da loja embora e só dias depois percebemos que o aparelho que esta na vitrine não é o nosso e sim o dela. mais agora o gerente da loja ta querendo descontar de todos ou de quem tem mais tempo de serviço na loja pode isso?
ele não deveria descontar do vendedor que não deu atenção devida ao cliente deixando que o cliente fizesse isso?
o cliente roubou por descuido de um vendedor!

att
Jaciara

Unknown disse...

Bom dia!
Tenho uma empresa de comunicação visual, existe varios erros por falta de atenção, em varios setores, como posso descontar estas perdas dos funcionarios, não tenho contrato informando o desconto, posso fazer este informativo posterior a data do contrato?
obrigado

Unknown disse...

Olá, quebrei um produto da loja em que trabalho enquanto o limpava. A dona me cobrou 50% do valor de venda do produto. Mas o que me deixa com dúvida é que eu sou atendende, e se eu nem deveria estar limpando e óbvio que quebrei por acidente, ela deveria me obrigar a pagar?

Flavia disse...

Oi, esqueci meu uniforme e meu telefone no meu serviço. Porém só me devolveram o telefone, quando comuniquei ao gerente ele me informou que tenho que pagar pelo uniforme e que a empresa não se responsabiliza pelo que se perdeu ou foi roubado na loja.
A loja tem cameras e o meu telefone estava junto com o uniforme. Se achaam meu telefone tinha que achar meu uniforme e correto eles cobrarem por algo que foi esquecido " ou roubado na loja".

Unknown disse...

Oi, estou passando pelo uma situação parecida, mas onde eu trabalho não tem contrato, tudo é feito de acordo que vai se dizendo e acontecendo com o tempo. Por exemplo lá é uma micro empresa, eles me pagam atrazado e naobtem cartão de ponto. Trabalho de garçom em uma pizzaria, então toda vez que chego atrazado eles 15 ou 30 minutos eles tiram da minha comissão que eu recebo durante, se eu me atrazar 15 eles tira a metade, agora só for os 30 minutos, eu perco a comissão do dia, gostaria de saber se, isso é certo, já que não tem nenhum acordo da minha parte, não concordo com isso, então já tive várias conversas sobre isso e ainda com o patrão e não deu em nada.
Isso é certo de querê descontar da minha comissão as horas que eu demorei pra chega no trabalho?

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Olavo
Sou operadora de caixa de uma loja, e nessa loja recentememte sumiram alguns pares de sapatos, e estao querendo cobrar dos fubcionarios incluindo as caixas , sendo que n podemps vender , nem ganhamos comissao.. somente o salario e ajudas d custo como vale alimentacao e passagem

Unknown disse...

BOM DIA
SOU VINICIUS MAZIERO

MINHA RECLAMACAO É QUE A LOJA ONDE EU TRABALHO FUI CONTRATADO PRA VENDER E ME COLOCAM PRA SAIR FAZER PANFLETAGEM E NEM SE QUER ME DAO DINHEIRO PRA ABASTECER MINHA MOTO E TBM QUANDO FAZEM AUDITORIA COBRAM DOS VENDEDORES O QUE FALTAM SENDO QUE NAO SOMOS NOS QUE TOMA CONTA DO ESTOQUE
FIZERAM IUM VALE PRA MIM FALEI QUE NAO IA PAGAR GERENTE DISSE QUE IA ME MANDAR EM BORA

Unknown disse...

Olá, boa tarde. Ficarei muito contente com a resposta de minha pergunta.
Trabalho em uma distribuidora de calçados. Inicialmente, era 2 funcionários. Mas com a crise, tiveram que demitir a outra funcionaria. E fiquei, sozinho. Responsável por cuidar da loja, eu abro,eu fecho, cuido da limpeza, levo os produtos para exportação e tudo mais. Logo no início, os chefes do estabelecimento vinham toda semana para a loja (eles são de outra cidade), e verificavam se todos os produtos da loja estavam certos. Eles passaram 2 meses se fazer essa contagem, e quando foi recentemente, eles fizeram a contagem. Só que ficou faltando 35 produtos. Não sei como sumiram, muitos dos produtos iam pra cidade deles como amostra, outros iam como troca. Os proprietários não anotavam nada. Só eu era responsável por tudo isso, só que como tinha muita coisa pra fazer, eu acabei me confundido e esquecendo de anotar algumas coisas. Sob sei que ficou faltando esses produtos. Agora eles querem descontar do meu salário. Eles podem fazer isso ?
Sendo que eles me prometeram carteira assinada,e tudo mais. Já estou a três meses na empresa, e não me deram pra assinar nada. Nem um contrato de experiência, nem pegaram nenhum documento meu. Sendo que algumas funções que eu faço, como por exemplo, levar as coisas pra algum lugar, tenho que ir andando. Pois eles não pagam meu transporte. Que atitudes legais posso tomar diante dessa situação?
Desde já obrigado.

mariiianaqueiroz disse...

Olá Boa Tarde
Vi seu texto e achei muito interessante

Então eu sou Esteticista , após um atendimento ao fazer a limpeza do equipamento de depilação BIOFLASH derrubei acidentalmente a manopla no qual ocorreu a quebra do mesmo , estou em contrato de experiência por 3 meses, não assinei contrato e nem nenhum documento !!! Gostaria de saber se tenho qe pagar, se sou obrigada, principalmente que o aparelho custa em torno de 69.000 e pelo oqe indica a manutenção e concerto do aparelho deve custar em torno de 10 a 20 mil por boatos que me disseram, e gostaria de saber como deverá ser prosseguido !!!

Unknown disse...

Boa tarde! Trabalho num posto de gasolina na parte do escritorio, faço notas fiscais, recebo pagamentos de clientes. São 3 postos. O que aconteceu esses dias foi que o escritório de Votuporanga mandou pagamentos por 3 envelopes. Esses envelopes antes de chegar em minhas mãos passou por 3 pessoas. Teve 3 pagamentos de cliente , 1 estava certo. Os outros 2 liguei cobrando e me disseram que mandou, ou seja, não vi estes cheques, provavel que sumiu. Liguei para um cliente e ele sustou o cheque já o outro cliente o pagamento que ele encaminhou é de terceiro e também não foi compensado. Estão querendo jogar a culpa em mim que veio para mim e se sumiu é culpa minha. Neste caso se acusação sem provas se a empresa descontar 1 real sequer do meu salário, posso entrar com advogado? Pois não chegou em minhas mãos e não vou arcar com algo que não "roubei" ou "perdi"
meu email é: jaquelinee.serafim@gmail.com
fico no aguardo! obrigado desde já.

leticia disse...

meu marido é manobrista, e devido ao mal posicionamento de uma coluna no estacionamento ele bateu um carro, a empresa não avisou q ele teria q pagar, porém mandou q ele assinasse q havia sido o culpado, agora querem descontar 5 parcelas de 120 reais do salário dele sem ao menos terem avisado, ou ele ter ciência de nada, nem do valor, nem do desconto. sendo q não há nenhuma cláusula no contrato de trabalho q indique o pagamento em caso de danos. esta correto o procedimento da empresa. podemos recorrer?

Unknown disse...

Trabalho em uma empresa de transporte coletivo e eles descontam dos motoristas danos nos ônibus em forma de vale (adiantamento de salário) gostaria de saber se se é legal?
Obs: Muitas vezes nem é provada a culpa do motorista.
Meu nome é Fernando e meu email é
fernandofmann@gmail.com.br

Unknown disse...

Trabalho em uma empresa de transporte coletivo e eles descontam dos motoristas danos nos ônibus em forma de vale (adiantamento de salário) gostaria de saber se se é legal?
Obs: Muitas vezes nem é provada a culpa do motorista.
Meu nome é Fernando e meu email é
fernandofmann@gmail.com.br

Unknown disse...

Bom dia !
Sou técnico em eletrônica e trabalho em uma empresa de manutenção hospitalar. Em um dia me foi entregue um equipamento para utilizar sem nenhuma informação de como funciona ou treinamento. Chegando no hospital onde fui utilizar o equipamento o equipamento deu defeito. O equipamento era usado, mas tinha 3 meses de garantia, então liguei para o dono da empresa e pedi autorização para abrir o equipamento e tentar resolver o problema no próprio hospital. Mas daí eu fiz testes na rede de 127 volts e não funcionou, então tentei em 220 volts e o problema se agravou, mas não havia nenhuma informação no equipamento dizendo a tensão. O equipamento foi entregue á empresa onde ele comprou para manutenção. Enfim, o dono da empresa me culpa pelo ocorrido e quer me dar advertência na data de hoje e também descontar do meu salário, e isso ocorreu a três meses atrás.
Também me foi entregue, depois do ocorrido, o regulamento interno onde me responsabiliza pelos danos por inegligência.
Isso é legal ?

Pr. Marcelo disse...

ola!
eu trabalho em no almoxarife de uma empressa desde de o dia 12 desse mês e como sou novo la não to muito familiarizado com o local. e sem querer mandei duas vezes peça errada para o levarem ao comprador. pq la o povo usa moto e eles que leva, então a mercadoria voltou pq foi errada e eles falaram que ia descontar no meus salario as duas vezes. e eu nao fiz de proposito e acho injusto por eu ser novo la...
gostaria de saber se isso pode..
Observação: não assinei nenhum contrato para fazerem desconto nessa situação so um papel com o valor do desconto que fui obrigado a assinar.

Unknown disse...

Olá sou Matheus sou Garçon minha patroa fica 5% da minha comiçao por direito e outro 5% e dividido sendo 3% pros garçon e 2 % pra cozinha mais só que acontece que ela está estabelecendo metas e quando agente os garçon não bate a meta ela não dar os 3% agente isso e certo?

Rosana disse...

Bom dia. Meu esposo é motorista entregador. A empresa dele fez ele pagar o valor de 195,00 reais depois de um ano. Alegando que o cliente se negou a reconhecer a assinatura e se negou a pagar a nota pela qual a empresa estava conbrando. Então a empresa só deixou meu esposo entregar quando ele se virou e pagou esse valor. Não deram comprovante. Ele faz depósitos para empresa e as vezes a empresa alega que está "faltando" e o faz pagar por fora e não em desconto em folha. Isso é correto? Eles não dão provas que está faltando apenas diz e proíbe o funcionário de sair para entregar enquanto não for pago o débito.

jhony°tinho disse...

Olá, eu trabalho em uma loja, eu sou entregador, mas estou registrado como auxiliar geral, eu queria saber, se caso ocorra de eu bater o carro da empresa e danificar outro veículo ( não proposital), e tanto o dono do veículo e como o gerente não fazerem ocorrência do coureiro, eu serei obrigado a pagar os danos do outro veículo mesmo eu não sendo registrado como motorista?

Anônimo disse...

Olá, a minha pergunta foge um pouco do tema em questão, mais creio que irão me responder, na firma onde trabalho, esta acontecendo o seguinte, o movimento de vendas esta baixo e os funcionários ficam sem serviço, então os chefes da empresa nos mandam pra casa, dispensados, pra retornar só no outro dia, e descontam de nosso banco de horas extras, estas horas em que eles nos dispensam, e as vezes por não ter horas extras para cobrir as horas que eles nos dispensaram, eles descontam do nosso salario em folha, e do nosso vale alimentação também, isto é correto ou não, pois, são eles mesmos que nos dispensam, e não nos que faltamos ou saímos. Agradeço e espero resposta !!!

Cabral disse...

Olá, trabalho em uma loteria..A um mês atrás foi passado um boleto no sistema e o mesmo não foi compensado, fomos atras e verificamos que o código de barra não confere, porém as imagens da câmera já saíram e a empresa quer me cobrar o valor do boleto alegando que eu digitei..isso está correto?o que devo fazer?

Unknown disse...

Boa noite estou trabalhando em uma empresa mais de um ano sem contrato de trabalho, e agora por um maquinário que existe na empresa, apareceu com defeito segundo o técnico por culpa dos funcionários que tentaram retirar o papel que ficou enganchando como técnico n tem condição de até empresa para fazer o mesmo,pessoas de outra função ter que fazer, e por isse erro meu patrão fez um contrato colocando o artigo 462 pra ser descontado, quemn estiver de acorda ele demiti segundo ele

Unknown disse...

Boa noite estou trabalhando em uma empresa mais de um ano sem contrato de trabalho, e agora por um maquinário que existe na empresa, apareceu com defeito segundo o técnico por culpa dos funcionários que tentaram retirar o papel que ficou enganchando como técnico n tem condição de até empresa para fazer o mesmo,pessoas de outra função ter que fazer, e por isse erro meu patrão fez um contrato colocando o artigo 462 pra ser descontado, quemn estiver de acorda ele demiti segundo ele

Unknown disse...

ola eu trabalho em uma empresa dentro de outra empresa, meu problema outro dia o supervisor me mandou pegar 60 metros de cabos de comando depois o encarregado que e irmão dele me mandou pegar uma calha e outras coisas de um serviço de elétrica depois descobri que estes materiais não eram deles e na verdade nem sei quem e o dono mais foi utilizado dentro desta empresa devo me entregar a policia ?

Unknown disse...

trabalho em uma empresa a 7 meses sem registro. tenho 17 anos e faço 9 horas por dia sendo que 30 minutos é janta e 15 café . a alimentação aqui para os funcionários não são adequadas. comida totalmente ruim . mandaram minha carteira para registro e falaram que iam descontar todo o N iss em um mês só ? eles podem fazer ? alias foram eles que demoraram para me registrar . ESSA SEMANA descontaram um bolo de 65 reais no meu cartão cliente sem ao menos eu assinar . por um erro cometido que não foi meu . mandaram eu descer a caixa com o bolo para o motobói entregar como eu desci e o motobói não estava não avisei que era pra ele tomar cuidado porque era um bolo mas estava escrito na comada era só ler . enfim colocaram o bolo na minha conta alegando que eu errei em não avisar só que a caixa de delivery nem do meu setor era e sim do balcão sim sou atendente de Delivery mas quem fez o pedido foi outra gerente e o balcão são setores diferentes ela me mandou levar a caixa e fiz a parte de levar . mas descontar do meu salario não é justo . ou é?

Anônimo disse...

Olá, fui demitida do meu trabalho e descobrir que estou grávida, não me informaram o motivo, entrei em contato com a empresa pra informar minha gravidez e eles me chamaram pra conversar, a advogada da empresa conversou comigo e disse que se eu quisesse uma reintegração eles iriam me aceitar de volta, mas s eu quisesse entrar com um pedido de indenização eles iriam me cobrar um aparelho que estragou na clínica no calor de 70 mil reais, fato que eu desconhecia até agora. O aparelho estragou por causa de uma goteira que deu e molhou, eles disseram pra eu não ter isso como uma ameaça, mas eles tem prova das câmeras da minha desatenção. Posso ser responsabilizada por isso, tenho algum direito? Lembrando que já faz mais de mês da minha demissão e eles ainda estão com minha carteira, a minha carteira e meu contracheque estava com UI m salário diferente do que eu recebia, estava a menos e eles calcularam minha recisao com o valor menor que estava na carteira .Tipo, eu recebia 1268,00 com o vale ticket e insalubridade e lá estava o valor de 842,00. Tenho algum direito de pedir indenização? Eles querem que eu volte a trabalhar dizendo que estão querendo me ajudar, mas se voltar vou ter que trabalhar em outra cidade, ,o que eu faço?

Anônimo disse...

Olá, fui demitida do meu trabalho e descobrir que estou grávida, não me informaram o motivo, entrei em contato com a empresa pra informar minha gravidez e eles me chamaram pra conversar, a advogada da empresa conversou comigo e disse que se eu quisesse uma reintegração eles iriam me aceitar de volta, mas s eu quisesse entrar com um pedido de indenização eles iriam me cobrar um aparelho que estragou na clínica no calor de 70 mil reais, fato que eu desconhecia até agora. O aparelho estragou por causa de uma goteira que deu e molhou, eles disseram pra eu não ter isso como uma ameaça, mas eles tem prova das câmeras da minha desatenção. Posso ser responsabilizada por isso, tenho algum direito? Lembrando que já faz mais de mês da minha demissão e eles ainda estão com minha carteira, a minha carteira e meu contracheque estava com UI m salário diferente do que eu recebia, estava a menos e eles calcularam minha recisao com o valor menor que estava na carteira .Tipo, eu recebia 1268,00 com o vale ticket e insalubridade e lá estava o valor de 842,00. Tenho algum direito de pedir indenização? Eles querem que eu volte a trabalhar dizendo que estão querendo me ajudar, mas se voltar vou ter que trabalhar em outra cidade, ,o que eu faço?

Unknown disse...

Olá trabalho em uma empresa de chocolates finos, e todos os meses tem produtos que entram no pra si de validade para vencer.
E caso esse produto vença na loja o funcionário é obrigado a pagar.
Mês passado vencerem 23 barras de chocolate totalizando o valor de 218,00 reais, esse valor foi descontado todo da minha Folha de pagamento. Isto está correto?

Unknown disse...

Eu trabalho em uma loja de vendas de pisos laminados e sem querer fui embora no sabado e esqueci de guardar a placa que fica aqui na rua para as pessoas poderem ver melhor as promocões... nesse caso o meu patrão podera descontar do meu salário?

Rosemberg disse...

Boa noite. Estou vivendo uma situação um pouco constrangedora no meu trabalho. Atuo na área comercial no ramo de farmácia sou balconista, o meu chefe quer que eu pague por produtos que estão vencendo ou que tenha vencido na farmácia! Isso é locito correto? sou efetivo na empresa.

Rosemberg disse...

Boa noite. Estou vivendo uma situação um pouco constrangedora no meu trabalho. Atuo na área comercial no ramo de farmácia sou balconista, o meu chefe quer que eu pague por produtos que estão vencendo ou que tenha vencido na farmácia! Isso é locito correto? sou efetivo na empresa.

Unknown disse...

Boa tarde, me chamo Natáli
Estou com uma dúvida. Faz 3 meses que pedi o desligamento de uma empresa e nessa empresa eu fiquei responsável por alguns brindes que seriam sorteados. Os brindes ficaram em minha casa a pedido do meu chefe.
Com o meu desligamento, esses brindes ficaram na casa que morava, agora a empresa esta me enviando telegramas me cobrando esses brindes.
Eu me mudei para outro estado. Quero saber se eu ainda sou responsável por esses brindes.
Quais os meus direitos e o que devo fazer?

Unknown disse...

Boa tarde, me chamo Natáli
Estou com uma dúvida. Faz 3 meses que pedi o desligamento de uma empresa e nessa empresa eu fiquei responsável por alguns brindes que seriam sorteados. Os brindes ficaram em minha casa a pedido do meu chefe.
Com o meu desligamento, esses brindes ficaram na casa que morava, agora a empresa esta me enviando telegramas me cobrando esses brindes.
Eu me mudei para outro estado. Quero saber se eu ainda sou responsável por esses brindes.
Quais os meus direitos e o que devo fazer?

Unknown disse...

Bom dia, a empresa que trabalho fornece ferramentas que eu trabalho porem não ha onde guardar de forma segura já que todos tem acesso ao local de trabalho e não tem qualquer segurança de quem entra ou sai. Eu comprei um cadeado mas um dia que não fui trabalhar o encarregado mandou arrombar o armário pois ele pediu para guardar equipamentos de uso comum que eles precisaram. Desde então minhas ferramentas ficam sem cadeado pois não acho justo gastar dinheiro com outro cadeado. Gostaria de saber se a empresa é obrigada a fornecer um lugar seguro para guardar-los e também já que não tenho onde guardar ela pode descontar caso algum suma? Obrigado.

Claudia Rosalem disse...

Boa tarde, estou trabalhando em uma empresa recentemente e fui requisitado para fazer um atendimento ao cliente em outra cidade, fui com meu carro e a empresa cobriu a hospedagem, combustivel e pedagio mas meu carro quebrou na pista e tive que chamar guincho e levar para oficina. minha pergunta é: quem teria que pagar o guincho? a empresa ou eu? e o conserto do meu carro?

Unknown disse...

gostaria de saber meu fucionario mim deve 6200 descotei na recisao dele ele ainda vai ficar mim devendo mil e seisentos so que ele nao ta querendo assinar as recisao

Unknown disse...

gostaria de saber meu fucionario mim deve 6200 descotei na recisao dele ele ainda vai ficar mim devendo mil e seisentos so que ele nao ta querendo assinar as recisao

Unknown disse...

Mais guando a ferramenta de trabalho estraga por desgaste natural de trabalho

Unknown disse...

Mais guando a ferramenta de trabalho estraga por desgaste natural de trabalho

Unknown disse...

Mais guando a ferramenta de trabalho estraga por desgaste natural de trabalho

heullis disse...

Boa tarde.
To com uma dúvida.
Trabalho em uma empresa de refrigeração sendo meu cargo de tc de refrigeração. No entanto eles coloca para dirigir pois não recebo pelo mesmo. Me envolvi em um acidente me chocando com outro veículo. Pois os danos causados pelos dois foram descontando na folha de pagamento. Lembrando que estava em horário de serviço. Esta correto descontar sendo que não sou pago para dirigir.



Morfo disse...

Estou com dúvida eu perdi um rádio da empresa que eu trabalho só que não é só eu que uso agora eles quer descontar no meu pagamento o que eu faço o valor do rádio e R$2,600 eu tenho filhos e pago aluguel não tenho condições me ajuda....

Anônimo disse...

A empresa pode descontado do meu salário o valor de custo de um produto que mandei errado para o cliente, erro meu, troquei etiquetas e outro erro foi o produto quebrado que eu não observei e mandei, e o produto retornou, paguei o frete do retorno pelo erro. Isso é correto descontar no meu salário e até quanto %?. consta no meu contrato em uma cláusula. "Em caso de dano causado pelo Empregado, fica a Empregadora, autorizada a efetivar o desconto da importância correspondente ao prejuízo, o qual fará, com fundamento no & 1o. do Artigo 462 da Consolidação das Leis do Trabalho, já que essa possibilidade fica expressamente prevista em Contrato." Fico no aguardo j_f_almeida@hotmail.com.br

Unknown disse...

Pode sim desde que pague a multa trabalhista ou justa causa

Unknown disse...

Pode sim desde que pague a multa trabalhista ou justa causa

Unknown disse...

Olá Olavo, bom dia e parabéns pelo serviço prestado.
Estava carregando umas caixas no trabalhoe uma caiu de minha mão, havia uma ótica que a empresa mandou para reparo e custou R$1.700,00 . valor esse descontado em minha folha. É correto isso. A empresa me fez assinar um doc referente a um empréstimo no mesmo valor é não me deu nota do serviço da ótica. O que faço?

Unknown disse...

Olá Olavo, bom dia e parabéns pelo serviço prestado.
Estava carregando umas caixas no trabalhoe uma caiu de minha mão, havia uma ótica que a empresa mandou para reparo e custou R$1.700,00 . valor esse descontado em minha folha. É correto isso. A empresa me fez assinar um doc referente a um empréstimo no mesmo valor é não me deu nota do serviço da ótica. O que faço?

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 600 de 754   Recentes› Mais recentes»

Organização, Gerenciamento de Tempo e Produtividade

Matriz de Eisenhower Não existem mágicas, truques, macetes ou segredos, o que existem sim são métodos, técnicas e ferramentas bem estudadas ...