terça-feira, 6 de agosto de 2013

Novo Manual do Trabalho Doméstico atualizado

O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, já disponibilizou em seu site o novo Manual do Trabalho Doméstico devidamente atualizado pela Emenda Constitucional nº 72, para download no link abaixo:


Além disso também tem um link para uma seção de "perguntas e respostas", que é de grande utilidade para quem está contratando ou já possui uma emprega doméstica em sua residência. No link abaixo:


Uma questão importantíssima que deve ser ressaltada e que muitos empregadores domésticos estão perdidos, é sobre a equiparação dos trabalhadores domésticos aos empregados celetistas. Na seção "perguntas e respostas" é justamente a questão nº 5 que não deixa dúvida alguma:

- "Os trabalhadores domésticos foram igualados aos trabalhadores celetistas?

    Resposta: Não. A Emenda Constitucional nº 72, de 2013, estendeu outros direitos aos trabalhadores domésticos, entretanto não os igualou aos trabalhadores celetistas."

Essa questão acima foi completamente ignorada pelo SINDOMÉSTICA e pelo SEDESP na 1ª Convenção Coletiva dos Trabalhadores Domésticos. Como eu já escrevi em postagem anterior, essa Convenção Coletiva pode ser impugnada praticamente em seu todo por conter cláusulas abusivas e portanto, passíveis de plena anulação.

6 comentários:

Olavo Carneiro Jr - Consultor em Relações do Trabalho disse...

Muito obrigado pela visita. Forte abraço

Simone disse...

Dr. Olavo, tive uma ajudante que trabalhou quase 5 anos em minha casa, sempre paguei férias, 13º, transporte e salário, mas não a registrei, pois ela nunca me trazia os documentos, porém nunca me recusei a registrá-la. Em Janeiro/2013 fui até a casa dela buscar os documentos para registrá-la e fiz o registro a partir de 01/12/2012 pagando o 1º INSS em 15/01/2013. Ela ficou doente e afastou em 21/01/2013 por motivo de cancer, no INSS me disseram para pagar o INSS até a data do afastamento como fiz. Ela veio a falecer em 19/08/2013 e fiquei sabendo que a mãe dela esta movendo uma ação trabalhista contra mim. Quais são as implicações jurídicas que podem recorrer contra mim neste caso? O INSS negou o pedido dela. Ela nunca havia contribuído com o INSS, antes das 2 contribuições que fiz. Obrigada! Parabéns pelo blog.

Unknown disse...

DR Olavo, contratamos uma cuidadora para minha mãe,para que ela pudesse cuidar e acompanha la qd necessario as consultas de rotina e cuidar dos coisas dela, mas ela não foi registrada, mas agora ja se foram um ano e tres meses, estamos precisando dispensá-la, como devemos fazer registra la e dispensar? o q fazer? ah quando minha mãe fica internada ela não comparece ao trabalho, mas nós a pagamos normal podemos usar como férias? ela disse q vai procurar os direitos dela o q fazer? o salario dela é 800,00 de seg a sex e não fazemos nenhum desconto.
Dircemarquess@gmail.com

Unknown disse...

presado sr Olavo carneiro jn venho em via desta carta fazer lhe algumas perguntas sou empregada domestica e minha empregadora n paga meu inss desde julho de 206 quando assinou minha carteira fica me enrolando todo mes ja se passaram 7 anos e dez meses que devo fazer posso dar uma justa causa nela?? e agora mudou se para uma cobertura e fica dizendo que n faço o serviço direito pois trabalho sozinha e tou me matando para deixar o apartamento dela digno para ela e os seus viverem na limpeza tenho carta escrita por ela relatando esse fato to percebendo que ela esta forçando a barra para que eu peça demissão para que ela não cumpra com seus deveres de pagar o que me deve oque faço desde ja agradeço luzia meu email luziapantera@hotmail.com

robson disse...

boa tarde, sr Olavo estou trabalhando numa empresa a 1 mes e alguns dias, sendo que nao assinaram minha carteira, vou ser dispensado amanha, dia 08-06-2016, quais meus direito.

robson disse...

meu email, sr Olavo: robson-rangel30@hotmail.com

Voltar a trabalhar na mesma empresa pode não ser uma boa opção

Existem funcionários que escrevem uma bela história numa empresa, prestam seus serviços por alguns anos, são pessoas muito competentes em su...