terça-feira, 2 de setembro de 2014

Seção apagão de talentos: "Este blog está ativo?"

Dia desses recebi um e-mail de uma consulente que me causou certa preocupação. Tratava-se evidentemente de pessoa bem formada, que exerce com certeza algum cargo administrativo e com razoável nível de português e ortografia.

Ela estava navegando pela net à procura de informações pertinentes à área trabalhista as quais ela tinha dúvidas. Sua busca a levou numa postagem antiga de meu blog lá pelos idos do ano de 2010. Então, ao invés de enviar-me e-mail perguntando diretamente sobre sua dúvida trabalhista, ela resolveu perguntar se meu blog ainda estava ativo. Sinceramente, não acreditei no que estava lendo.

Respondi a ela que para saber se um blog ainda está ativo ou não, basta verificar a data da última postagem atualizada. E como se faz para saber a data da última postagem se você caiu numa postagem antiga de 2010? Mas que situação difícil, não? Ora, existem pelo menos duas maneiras rápidas e fáceis que qualquer usuário iniciante de informática sabe quais são.

Mas pelo jeito, parece que as maneiras de saber se um blog está ativo é algo análogo a uma equação de trigonometria que exigiria calculadoras, formulas secretas e que tais para se chegar a conclusão se um blog está ativo ou não. Vou dar uma dica: bastaria ter olhado no frame do lado direito do blog que ela teria a resposta.

O acesso a computadores e à Internet cresce exponencialmente no Brasil. O problema é que existe um contingente preocupante de analfabetos digitais, sobretudo após o projeto da famigerada inclusão digital. São pessoas que mal sabem ligar o computador, manipular programas e aplicativos, configurar um antivírus ou mesmo formatar um HD, pessoas que nem sabem quanto de memória RAM tem o seu próprio equipamento.

Cursos básicos e rápidos (alguns gratuitos) de capacitação em informática é que não faltam. O que falta mesmo são os interessados em estudar e aprender. Como talvez possa ser o caso dessa consulente que me escreveu. Ela não retornou para perguntar sua dúvida trabalhista. Deve estar até agora torrando os miolos tentando descobrir se este blog está ativo ou não.

Nenhum comentário:

Revista Forbes elege “Don’t Stop Believin” (Não Pare de Acreditar), da banda Journey como a melhor canção de todos os tempos

Journey: Jonathan Cain, Neal Schon, Steve Perry, Steve Smith, Ross Valory A famosa revista estadunidense Forbes com sede em Nova Iorque, em ...