segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Enquadrando o entrevistador com três perguntas matadoras e desconsertantes



A fase da entrevista de seleção sempre foi a etapa mais assustadora na vida dos candidatos. O que falar na entrevista? Como responder? O que perguntar ao entrevistador? É fato que nove entre dez candidatos no final da entrevista sempre perguntam sobre os benefícios que a empresa oferece, tais como, convênios médicos e odontológicos, vale alimentação, bolsa de estudo, treinamento, politica salarial, etc. Para essas perguntas o selecionador está para lá de preparado para respondê-las. Mas, e se o candidato fizesse outras perguntas desconsertantes? O entrevistador teria resposta? Como ele reagiria? É o que vamos ver.

Vou sugerir neste artigo algumas perguntas que o candidato poderá fazer para desconsertar o entrevistador, para o bem ou para o mal. E cá entre nós, alguns bem que merecem, com todo o devido respeito àqueles selecionadores experientes (nos quais eu me incluo) que respeitam os candidatos conduzindo uma entrevista sensata com perguntas objetivas e não bizarras e que conhecem perfeitamente a empresa em que trabalham.

Recrutadores e selecionadores bizarros e despreparados podemos encontrá-los facilmente nas empresas de Call Center, nas grandes magazines de eletrodomésticos, nas grandes lojas de departamentos de vestuário, redes de supermercados (nem preciso citar o nome dessas empresas, pois são demais conhecidas do grande público) e vez ou outra, em alguma empresa de renome como é o caso dessa famosa empresa de transporte aéreo de passageiros que recentemente demitiu um funcionário em férias que nem estava cumprindo jornada de trabalho.

Para que as perguntas sejam formuladas com precisão, é necessário que antes de se apresentar para a entrevista, o candidato já tenha obtido o maior número de informações possíveis sobre a empresa, caso contrário as perguntas não poderão ser feitas. O candidato deve antes anotar tudo num caderninho de anotações as informações que serão obtidas diretamente no site da empresa (que deve ser analisado minuciosamente), no Google, na Wikipedia e aonde mais ele puder pesquisar.

As perguntas que vou sugerir só deverão ser feitas no final da entrevista, se o candidato sentir que não houve uma situação de empatia entre ele e o selecionador; se o entrevistador estiver fazendo perguntas estúpidas supostamente inteligentes mas que nada têm a ver com a vaga a ser preenchida (isso é praxe ocorrer) e finalmente, se perceber que realmente não terá mesmo nenhuma chance de ser contratado.

O candidato deve esperar o final da entrevista quando então o entrevistador passar a palavra a ele. Vamos lá, a pergunta mais importante e venenosa será sempre a  primeira:

1) Qual a missão, a visão, os valores e o lema dessa empresa?

Naturalmente que o entrevistador nunca estará esperando do candidato perguntas como essa e de cara fará ele quase cair da cadeira. Se o entrevistador perguntar o porquê da pergunta já será uma vitória para o candidato, isto porque, o entrevistador não pode responder a uma pergunta com outra pergunta, pois isso demonstra realmente que ele sequer sabe as respostas. Importante deixar claro que missão, visão, valores e lema têm significados diferentes e o candidato tem que ter essas respostas, mesmo porque se o entrevistador responder (o que é muito raro!) o candidato saberá se ele respondeu certo ou fez uma confusão dos diabos por se tratar de uma pergunta que exige desdobramentos de significados. É praticamente quatro perguntas numa só que exigirá uma longa explanação do entrevistador.

2) Defina a empresa. 

Se o entrevistador se atrapalhou todo na primeira pergunta, com essa segunda pergunta corre-se o risco de ele sofrer um AVC.

3) Você sempre sabe o que esperam de você?

Aqui não importa mais o que o entrevistador responder, ele já estará fora de combate e daí então a partir daqui o candidato poderá fazer as perguntas de praxe sobre benefícios e o que mais achar necessário.

No entanto, se o entrevistador acertar a primeira e explanar uma boa definição da empresa na segunda pergunta (o que é raro, repito), saiba que você está diante de um expert, um exímio profissional da área, razão pela qual você se deu mal de qualquer maneira. Porém, se ele errar, se atrapalhar e se confundir nas respostas formuladas e as chances disso ocorrer é de 90%, respire aliviado, pois você iria entrar numa fria. Se o entrevistador sequer sabe o lema ou missão da empresa ou confunde tudo, daí se deduz os tipos de funcionários que lá trabalham. Trata-se do típico entrevistador que não está preparado para exercer essa função.

Portanto, é fato que a eficácia e o sucesso econômico de uma empresa campeã no mercado, começa no departamento de Recrutamento e Seleção de pessoal. Se este setor comete falhas, todos os outros setores da empresa estarão comprometidos e afundarão lentamente em águas turvas. É o que temos visto todos os dias no noticiário, situações grotescas no setor de relações do trabalho em razão da falta de habilidade do setor de Recursos Humanos de cada empresa.

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