terça-feira, 13 de outubro de 2020

Surpreenda seu amigo secreto com um belo presente!

 

O final de ano se aproxima e ainda com o fantasma da fraudemia do vírus chinês, provavelmente muitas empresas deixarão de realizar a festa de confraternização dos funcionários na qual normalmente ocorre a revelação do amigo secreto com a troca de presentes. Sem problemas, se não houver jantar de confraternização, podemos enviar os presentes por entregadores de aplicativos. E essa história que o presente é o que menos importa é conversa fiada, pois além de ser o momento mais esperado, quem não gosta de ser surpreendido com um belo presente?


O momento da troca de presentes também é o momento de saber se realmente o colega de trabalho tem alguma empatia ou certa aversão para com a pessoa que tirou de amigo secreto. Pode parecer que não, mas o presente é bastante esclarecedor, pois vai revelar bom gosto ou mau gosto do colega e a consideração que ele tem pelo amigo que tirou. Pelos meus anos de experiência, apresento aqui um guia que espero que sirva de parâmetro na hora de comprar o presente do amigo secreto. Vamos lá:


$Valor do presente


Reserve no mínimo de duzentos a trezentos reais ou dependendo da pessoa que você tirou até mais do que isso. Menos do que isso é praticamente impossível comprar um presente bacana de bom gosto, que agrade, que seja útil e de longa durabilidade.


Peças de vestuário: nem pensar!


Peça de vestuário é algo muito pessoal, você pode até pensar que está agradando, só que não, mesmo porque, a numeração nunca vai bater. É comum escolher um tamanho M ou G e a pessoa ter que trocar pelo P (ou vice-versa) e descobrir que a peça custou R$49,99 na liquidação antecipada de natal. Mas se você ganhar uma camisa Polo marca genérica xingling, realmente é porque ela não vai com a sua cara, ao menos que seja uma Polo originalíssima, aquela do simpático crocodilozinho. E cuidado, tem muitas maneiras de saber se a camisa é fake ou não.


Perfumaria


Também é algo bastante pessoal, ao menos que você na sondagem durante o ano descubra qual o perfume preferido do seu amigo. Na dúvida, se optar por um perfume dê logo um Tobacco Vanille, da Tom Ford, com certeza ele ou ela vai amar! Bem, existe um contratipo (quem manja sabe qual é a marca) desse perfume em edição nacional e bem semelhante mesmo, custa praticamente dez por cento do valor do original e faz sucesso. Eu mesmo já usei e recomendo.


Artefatos de couro


Vai seco, pode comprar sem dó nem piedade. Seja uma carteira, porta notas, porta passaporte, porta óculos, agenda Filofax, caderno de anotações Midori (o original japonês, Midori Traveler's Notebook, é claro!), qualquer um desses. Calçado já não recomendo por ser também algo muito pessoal. O couro, desde os primórdios da humanidade é considerado artigo nobre, eu diria nobilíssimo e a sua durabilidade é praticamente a vida toda se bem tratado e cuidado. Fuja de couro vegetal ou sintético, pois ao contrário do que dizem por aí, a produção do couro bovino é muito menos agressiva ao meio ambiente do que o couro vegetal. Só não recomendo se o seu amigo for vegano empedernido, pois você terá um inimigo feroz para o resto de sua vida.


Bebidas etílicas.


Só mesmo se você souber que o seu amigo aprecia um bom drink, óbvio, com moderação. Pode ser que o amigo que você tirou seja o seu chefe e todo funcionário tem a mania de achar que o seu chefe aprecia um bom whisky. E se for esse o caso, dê um de 16 anos pra cima, mas se você quiser fugir do whisky, dê um finíssimo licor Amaretto Di Saronno (feito à base de damasco, caramelo e amêndoas!) ou mesmo uma garrafa de Pastis (feito à base de anis), são bebidas muito sofisticadas e que vão agradar. Eu já ganhei uma dessas e guardo a garrafa até hoje.


Canetas


É evidente que não me refiro às canetas Pilot que usamos no dia a dia, aliás, muito boas por sinal, eu mesmo as uso muito, mas refiro-me àquelas canetas clássicas e sofisticadas. Há muitas marcas disponíveis no mercado com designs arrojados e em diversas cores em tons espetaculares. As secretárias e supervisores vão adorar.


Discos de vinil ou CDs.


Só para pernósticos, nerds, colecionadores e apreciadores da boa música que ainda se deliciam ouvindo músicas em mídias físicas, como eu, por exemplo. Mas procure saber antes o gosto musical de seu amigo, não caia na besteira de presenteá-lo com um cd do Roberto Carlos ou do Michael Bublé se ele gosta de Metallica, John Coltrane , Pink Floyd ou Tangerine Dream.


Livros


Livro é o presente por excelência, seja literatura, ensaio, ficção, artes, arquitetura, culinária, botânica, etc. No entanto, dar ou ganhar um livro de autoajuda a coisa já começa a complicar. Enfim, é só procurar saber os tipos de assuntos preferidos de seu amigo. Não tem erro, se ele gosta de ler vai amar o presente, mas se não gosta é uma maneira sutil de dizer que já esta na hora de começar a ler alguma coisa.


Bem, é claro que este artigo contém boas doses de ironia e brincadeira, porém, brincadeiras à parte, o seu colega de trabalho ou mesmo o seu chefe que aturam você o ano todo compartilhando as situações tensas, bem como, os resultados positivos, merecem sim um presente bacana que não seja algo banal, mas que seja útil, que contenha o seu toque pessoal, que tenha longa durabilidade e que daqui há alguns anos ele ainda guarde boas lembranças, como aquela garrafa de licor Amaretto Di Saronno que ganhei num amigo secreto e guardo até hoje, há exatos 25 anos.


Nenhum comentário:

Organização, Gerenciamento de Tempo e Produtividade

Matriz de Eisenhower Não existem mágicas, truques, macetes ou segredos, o que existem sim são métodos, técnicas e ferramentas bem estudadas ...