segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Piloto de Boeing dá um show de habilidades e evita tragédia


Sifis Migadis


A alegria dos profissionais de Recursos Humanos é tomar conhecimento de histórias que envolvam profissionais habilidosos que em algum momento de suas profissões precisaram tomar decisões difíceis e inusitadas que de alguma forma fizeram a diferença e até mesmo evitaram tragédias e salvaram vidas. É o caso do piloto grego, Sifis Migadis que conduzindo um Boeing 747-200 com sérios problemas mecânicos e com 418 pessoas a bordo evitou que o avião caísse sobre casas e edifícios.

Numa tarde quente de verão no ano de 1978 na Grécia, um Boeing 747-200 (o famoso jumbão), da Olympic Airways faria o voo Olympic 411 cujo trajeto sem escalas seria Atenas-Nova Iorque com 400 passageiros e 18 tripulantes a bordo. Na cabine de comando, o comandante Sifis Migadis com 32 anos de experiência em pilotagem, o também experiente copiloto Konstantinos Fikardos e um engenheiro de voo.

Quando o avião iniciou a decolagem e já estava atingindo a velocidade V1, quando não é mais possível abortar a decolagem, ou seja, o momento exato de sair do chão, ocorreu uma falha mecânica em um dos motores causando uma explosão. Nesse momento o engenheiro de voo se equivocou com o estrondo e decidiu inadvertidamente cortar a potência dos outros motores do avião. Sem potência alguma e sem empuxo, o avião dificilmente decolaria e iria se chocar com as montanhas. Foi então que o piloto Sifis Migadis, um profundo estudioso da lei da aerodinâmica, rapidamente solicitou ao copiloto que recolhesse o trem de pouso com o avião ainda no chão! Ele sabia que esse procedimento diminuiria o arrasto do avião e ele surfaria no que conhecemos como efeito solo! E então, voilà, ele conseguiu "decolar" e subir um pouco! A Física explica o efeito solo.

Quem estava em terra e presenciou a cena achava que o avião iria cair e a tragédia seria iminente, apenas um milagre poderia salvá-lo. O procedimento tomado pelo experiente piloto Migadis, é bom que se esclareça, não foi um procedimento que consta nos manuais de pilotagem. Em entrevistas que o piloto concedeu tempos depois, ele disse o seguinte: "para manter o avião no ar, tive que quebrar muitas regras da aviação". Portanto, foram manobras intuitivas mas embasadas na perícia de Migadis, sem dúvida alguma um piloto Red Pill.

O avião subiu um pouco e sobrevoou Atenas numa altitude de apenas 64 metros de altura tirando fina dos edifícios. Migadis, calmo e inabalável lutava no comando daquele jumbo pesando 350 toneladas. Ele sabia que não poderia fazer nenhuma curva, caso contrário o avião entraria em estol. E então assim seguiu em baixa altitude em linha reta até sobrevoar um rio quando então ele decidiu alijar combustível para que o avião ficasse mais leve e ganhasse um pouco de altura. Após ganhar altura, Migadis com toda sua perícia consegue fazer a curva e retornar ao aeroporto. Ao aterrissar, foi recebido com aplausos delirantes, festa e as devidas láureas, se consagrou como um herói da aviação grega.

Um profissional dessa envergadura é sem dúvida alguma de encher os olhos. A experiência acumulada, a dedicação ininterrupta e o estudo contínuo de temas pertinentes à profissão se traduzem em uma só frase: a paixão pela profissão! E a aviação está repleta de profissionais desse quilate.

Tem mais! O incidente ocorreu às 14: horas. E às 18:00 horas daquele mesmo dia, o comandante Sifis Migadis como o excelente profissional que era e sua tripulação, assumem o comando de outra aeronave substituta para enfim levar com segurança os 400 passageiros com destino à Nova Iorque.

Sim, esperavam um milagre e ele realmente aconteceu, o nome desse milagre é Sifis Migadis no comando!

Confira abaixo no excelente canal do Lito de Souza, a instigante história desse incidente da aviação: 





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