segunda-feira, 13 de março de 2023

Cor e comunicação na Segurança do Trabalho




Por Modesto Farina

*Um interessante estudo sobre esse tema foi realizado por nossa equipe E-B, coordenada pelo professor Cildo Mário de Oliveira, tendo sido escolhido o sistema de segurança em hotéis. Portanto, um tema que interessa à área de Turismo. O trabalho teve sua fundamentação numa bibliografia, alicerçada na legislação atual e foi acompanhado de consultas a autores credenciados.

Não se podia prescindir de posteriores referências em relação à interação Direito-sociedade, assim como ao histórico e principais objetivos do Direito Trabalhista, salientando-se a importância da Comunicação na segurança e higiene dos trabalhadores.

Partindo da existência de um Direito como ordem que regula a conduta humana de maneira específica, tem-se uma série de disposições, denominadas normas, que estabelecem aos homens como eles devem se comportar. Elas surgem por meio de costumes e, em seguida, recebem a chancela daqueles órgãos destinados a criar o Direito, como é o caso das legislaturas, quando estas atuam em sua capacidade legislativa.

O problema das pinturas nas paredes, dos tetos e das máquinas no ambiente de trabalho assoma-se como da maior importância para a produtividade ou para a manutenção de um clima psicológico capaz de beneficiar a todos. Assim, a pintura de locais de trabalho deverá ter um critério cromotécnico baseado em experiências comprovadamente positivas.

A utilização de cores bem escolhidas funcionando sobre a segurança e higiene do trabalho tem hoje requisitos mínimos estabelecidos:

Em todas as áreas de segurança onde há riscos grandes, só se deve usar uma cor, e esta deve ser conhecida por todos os empregados:

- certas cores devem ser usadas para atrair imediatamente a atenção;

- certas cores devem ser usadas para identificar determinados riscos;

- certas combinações de cores conhecidas podem também identificar riscos específicos;

- devem, ao mesmo tempo, ser usados símbolos que, sobressaindo-se pelas cores, sirvam de advertência.

Essa utilização adequada visa reduzir a fadiga física e em especial a visual, e tem como principais objetivos:

- evitar níveis inadequados de iluminação;

- eliminar o deslumbramento direto causado pela reflexão;

- evitar a invasão de cores pelo uso de colorações inadequadas;

- evitar a monotonia.

Usadas convenientemente, vão contribuir para diminuição da fadiga visual, redução de acidentes e elevação da moral. O aspecto do acabamento de forros, paredes e equipamentos deve ser levado em consideração, tendo-se em vista a criação de condições agradáveis aos olhos e encorajamento de altos padrões de ordem e limpeza.

Na maioria das vezes, a redução da eficiência e a má qualidade do trabalho são produzidas por tensão ocular e fadiga, resultante de contrastes acentuados de cores (máquina escura e parede branca), ou por cansaço produzido pela permanência do trabalhador em locais onde são usados esquemas de cores alegres.

O conhecimento das cores convencionais usadas em cabos elétricos, cilindros de gás, condutores, botões de controle, sinais delimites, etc., vai permitir a prevenção de um sem-número de acidentes de trabalho.

Após a análise do levantamento realizado pelo professor Cildo Mário de Oliveira e com nossas considerações, chegou-se à conclusão de que existe uma falta total de conhecimento das normas que mencionamos.

Muitos gerentes negam a possibilidade de ocorrências de acidente de trabalho nas dependências de suas empresas, assim como preferem não acreditar que um esquema de cores bem planejado, dentro do ambiente de trabalho, possa estabelecer um sistema de comunicação capaz de assegurar segurança e eficiência de seus empregados.

Todo trabalho de prevenção, como é sabido, em todas as áreas, constitui fator positivo para a sobrevivência do ser humano e das coisas que o acompanham. A Ciência coloca hoje à disposição do homem uma série de artigos, de técnicas, de experiências, que lhe são oferecidos sem compensação. Os cientistas se dedicam hoje ao bem estar e felicidade da humanidade, mas esta ainda desconhece o poder da Comunicação, do uso adequado de todos os meios que lhe podem oferecer a segurança e a tranquilidade desejada".

Obs: A NBR-ABNT atualizada que dispõe sobre o uso das cores na segurança do trabalho é a NBR 7195-2018.

_____________________________________________________

*Excertos extraídos do livro, "Psicodinâmica das Cores em Comunicação", de Modesto Farina, editora Edgard Blüscher Ltda, 1990,SP


Nenhum comentário:

Empregado que teve IRRF durante o exercício de 2023 deve apresentar a declaração anual de IRPF

Dia 31 de Maio é o último dia para entregar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física. Está obrigado a entregar a declaração quem ob...