segunda-feira, 3 de abril de 2023

O Obstáculo é o Caminho – Ryan Holiday (Leitura recomendada)



“Devemos estar dispostos a lançar os dados e perder. Estarmos preparados para nada funcionar no fim das contas” (Ryan Holiday)


Quando leio na orelha de livros frases do tipo, “esse livro vai revelar os segredos de como...”, pronto, já fico com um pé atrás porque sei que lá vem bomba. É óbvio que essa frase é apenas uma estratégia de marketing que é colocada em praticamente todos os livros de autoajuda. Felizmente, não é o caso desse espetacular “O Obstáculo é o Caminho”, de Ryan Holiday, um excelente manual de introdução ao estoicismo e que não teria necessidade alguma de se colocar essa jocosa e já manjada frase. Um livro que já bateu recordes de vendas e já está na segunda edição de 2022.

O título do livro, na verdade foi inspirado numa frase do imperador estóico Marco Aurélio: “O que impede a ação antecipa a ação. O que está no caminho, torna-se o caminho”. E sinceramente, não encontrei ainda no mercado editorial um livro que oferecesse a filosofia estóica de maneira tão prática e acessível como é o caso desse livro do Ryan Holiday. Isto porque, a escola estóica de filosofia não é de fácil assimilação na sua linguagem crua e original, sendo ela apenas acessível exclusivamente aos alunos que cursam Filosofia, mesmo assim, somente apara aqueles que se interessar em se aprofundar no tema.

Nos cursos de Filosofia, o estudo das principais escolas filosóficas da Grécia é passado rapidamente, não se aprofunda muito sobre cada uma delas, nem há tempo suficiente para isso. Se o estudante quiser se aprofundar em uma delas terá que pesquisar por fora e por conta própria. Foi exatamente o que ocorreu comigo quando cursei Filosofia na PUC. Ao tomar contato com o Estoicismo, ele  caiu como uma luva, eu já atuava no setor de Recursos Humanos, eu sabia que o Estoicismo iria pautar uma conduta profissional que me acompanha até hoje. Por isso posso afirmar sem sombra de dúvidas que ler e compreender as obras do estoicismo no original não é uma tarefa confortável, mesmo porque as traduções para o português são sofríveis e truncadas na maioria das vezes.

Ler as obras dos principais filósofos estóicos, Marco Aurélio, Sêneca e Epiteto é bastante complicado, sobretudo Epiteto. Posso afirmar que Sêneca é o mais acessível. No entanto, o autor Ryan Holiday soube sintetizar com muita maestria as lições desses principais mestres estóicos que nos deixaram um precioso e inestimável legado sobre o estoicismo como conduta de vida. 

São lições práticas divididas em três partes: Percepção, Ação e Vontade. Os subtópicos de cada parte tratam do controle das emoções, viver o momento presente, a disciplina da ação, persistência, estar sempre pronto para o pior, o amor fati, a perseverança, entre outros temas.

O autor cita uma galeria de personagens que tiveram em algum momento de suas vidas superar pesadas adversidades tendo como ponto de apoio a leitura dos estóicos. Entre elas, temos Abraham Lincoln, Theodore Roosevelt, Steve Jobs, Thomas Edison, Barack Obama, Margaret Thatcher, Beatrice Webb, Dwight Einsenhower, Laura Ingalls Wilder, Michel de Montaigne, Ambrose Bierce, Eugène Delacroix, Tim Ferriss, James Stockdale entre outros. Este último, James Stockdale foi um piloto e almirante americano que ficou detido como prisioneiro de guerra no Vietnã por sete anos. A leitura dos estóicos o ajudou a suportar os sete anos em que foi prisioneiro e torturado.

Um trecho do livro:

“A vida é um processo de superar obstáculos – uma série de linhas fortificadas que devemos romper. A cada vez, você aprenderá uma lição. A cada vez, você desenvolverá força, sabedoria e perspectiva. A cada vez, um pouco mais de competição desaparecerá. Até que tudo o que restará será você: a melhor versão de si mesmo. Como diz o provérbio haitiano: atrás das montanhas há mais montanhas.” (pag.201).

Portanto, eis aqui um autêntico manual de estoicismo prático destinado àqueles que nunca tiveram contato com a filosofia dos estóicos. Composto de inúmeras ferramentas que auxiliarão nos mais diversos momentos de adversidades, seja na vida profissional, social ou familiar. Use e abuse em doses cavalares, não há contra indicação.

 

Nenhum comentário:

O processo de Recrutamento e Seleção é discriminatório por excelência

O debate sobre atitudes discriminatórias por parte dos empregadores sempre esteve presente na ordem dia pelos mais diversos veículos da mídi...