sexta-feira, 8 de março de 2024

Dia Internacional da Mulher: Kilza Setti


Kilza Setti


Kilza Setti de Castro Lima (São Paulo, 1932) é musicista, compositora, professora doutora e antropóloga. Ela é a homenageada deste blog neste Dia Internacional da Mulher.

Aos oito anos de idade iniciou seus estudos de piano, graduou-se em 1953 pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Ela é fundadora da Associação Brasileira de Folclore e seu catálogo musical é composto por cerca de 70 peças musicais para variadas formações, sendo dez delas premiadas em concursos nacionais.

Uma dedicada pesquisadora da cultura caiçara, sobretudo da música originária dessa população (fandangos), seus estudos culminaram na sua famosa composição "Missa Caiçara".

Musicou dois poemas de Carlos Drummond de Andrade, "Ser" e "Memória".

Publicou o livro "Ubatuba nos Cantos das Praias (Estudo do Caiçara Paulista e de sua Produção Musical) da coleção Ensaios, editora Ática.

Em 2020, Kilza foi uma das mulheres cuja obra foi tema da série de concertos "Mulheres na Música" no SESC Vila Mariana, dentro do programa “Vozes Mulheres”, que visou abordar autoras que enfrentaram preconceitos políticos e de gênero e por terem lutado contra o peso da tradição e o estereótipo do papel da mulher na sociedade.


Nenhum comentário:

Organização, Gerenciamento de Tempo e Produtividade

Matriz de Eisenhower Não existem mágicas, truques, macetes ou segredos, o que existem sim são métodos, técnicas e ferramentas bem estudadas ...