domingo, 18 de agosto de 2024

Silvio Santos (1930 -2024 †)



 "Ganhar dinheiro é 10% de inspiração e 90% de transpiração" (Silvio Santos)

Neste sábado, 17 de agosto de 2024 o universo da comunicação amanheceu de luto, perdemos Senor Abravanel, o lendário Silvio Santos que sempre será lembrado como o papa da comunicação com muita justiça. Quem ao menos uma vez na vida não teve a oportunidade de assistir pelo menos um quadro de seu programa aos domingos?

Praticamente não existe brasileiro que desconheça a história do Silvio. Formou-se Técnico em Contabilidade na Escola de Comércio Amaro Cavalcanti (RJ). No entanto, começou a vida como camelô para ajudar os pais, orador espetacular e fora da caixa, mudou-se para São Paulo e recebeu proposta na Rádio Nacional para atuar como locutor sem remuneração. Em pouco tempo chamou a atenção pela sua postura carismática sempre com aquele sorriso nos lábios. Em razão disso fez ótimas amizades com as pessoas certas que o conduziram em 1960 para o seu primeiro programa na TV Paulista, canal 5 (que se tornaria a TV Globo em 1966), chamado “Vamos Brincar de Forca”. Em 1963 criou o Programa Silvio Santos para finalmente em 1981 fundar o SBT.

Silvio tinha paixão por tudo que fazia, inclusive quando foi camelô e diretor de programa de circo.  Sempre um gentleman, com seus ternos elegantes e português impecável, foi um dos empreendedores mais éticos no ramo da comunicação tendo o respeito até dos próprios concorrentes das outras emissoras. Adorado por todos os seus empregados foi um exemplo de patrão pautado por uma conduta ética irretocável.

Muito reservado na sua vida privada, foi um dos poucos empresários que conseguiu blindar com muito sucesso a sua intimidade. Pouco se sabe sobre os seus gostos pessoais e sua vida social. Apenas amigos íntimos do SBT frequentavam a sua casa. Inteligentíssimo e muito sagaz nas respostas e decisões que tomava jamais perdia o controle da situação, jamais foi rude com alguém mesmo em situações de pressão que enfrentava com jornalistas. Tentou a política por duas vezes, entretanto como era um outsider tentaram impugná-lo nas duas vezes, como não conseguiram, impugnaram os partidos nos quais Silvio se filou.

Deixo aqui nesse pequeno artigo o meu muito obrigado ao Silvio Santos, pelos seus mais valiosos produtos que distribuiu a todos os brasileiros que o assistiram durante todos esses anos: ALEGRIA E DIVERSÃO! Senor Abravanel nos deixou, mas Silvio Santos será referência a ser lembrada para sempre no universo da comunicação universal.


Nenhum comentário:

Salário do trabalhador deveria ser o dobro do que recebe. Saiba porque

*Neste mês de Janeiro selecionei alguns artigos já publicados neste blog e que considero de grande relevância no âmbito das Relações do Trab...