Método GTD |
A equação administração do tempo mais organização pessoal resulta em produtividade efetiva sem estresse. Uma pessoa que sabe administrar e criar o seu tempo é naturalmente organizada, do mesmo modo que uma pessoa organizada tem o tempo sob seu total controle. Não existe nenhuma fórmula mágica, basta ter disciplina para seguir alguns critérios, e adotar um ou mais métodos disponíveis de organização pessoal e administração do tempo.
Não é minha intenção ensinar como ser uma pessoa organizada e ter o controle do tempo. Para isso, apresento algumas sugestões e métodos infalíveis que eliminam de vez a procrastinação de maneira divertida, melhorando a produtividade em todos os aspectos pessoais.
Dos métodos disponíveis, um dos melhores e mais divertidos que temos é o conhecido GTD (Getting Things Done), que eu mesmo utilizo há anos, criado pelo consultor David Allen. O método foi publicado em livro traduzido no Brasil com o título de “A Arte de Fazer Acontecer”, editora Campus.
Recomendo fortemente a sua leitura! Após o contato com o método GTD, a pessoa nunca mais será a mesma. Vale tanto para aqueles que ainda não são organizados, bem como para aqueles que já o são e somente vão se aperfeiçoar ainda mais.
Organizer Filofax |
Grosso modo, o objetivo é limpar a "memória RAM" de seu cérebro dos compromissos assumidos a curto, médio e longo prazo e passá-los todos para listas de prioridades. Estas vão para a caixa de entrada e serão processadas na seguinte equação: “fazer, delegar, adiar”. Por isso, a utilização dos acessórios citados é necessária, principalmente o local reservado em casa para esse fim.
Moleskine |
Outro excelente método que indico além do GTD, e que pode ser usado paralelamente é o Bullet Journal, criado pelo designer americano, Ryder Carrol. O lema é: “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”, utilizando anotações e símbolos. Tudo que é preciso é de um bom caderno e de algumas canetas coloridas. Há diversos sites que ensinam como fazê-lo, além do próprio site do Bullet Journal. A revista Galileu fez uma interessante matéria a respeito e fornece um belo tutorial sobre como começar o seu bullet journal.
Bullet Journal |
A organização pessoal, quanto o controle do tempo são poderosas ferramentas tanto na vida profissional, sobretudo no ambiente de trabalho, mas que também se estendem perfeitamente à vida pessoal de cada um, resultando em melhor qualidade de vida, produtividade efetiva sem estresse, conforto e mais tempo livre para o lazer.
Fim da procrastinação! Não adie mais, comece agora. Faça!
Nenhum comentário:
Postar um comentário