segunda-feira, 20 de abril de 2020

Queremos chicotadas nas costas


"Ê,ô,ô, vida de gado, povo marcado, ê! Povo feliz!"
Admirável Gado Novo - Zé Ramalho

Quarentena? Ah, mas esse tempo é muito pouco, é nada, queremos mais, queremos o dobro ou o triplo disso. Emprego está tão fácil não é mesmo? Aqui em Banânia emprego é que não falta. Vagas sobram e vagueiam em todos os segmentos, basta estalar os dedos e... voilà, num passe de mágica estamos empregados. Empregos saem da cartola como coelhos. O dia todo toca o celular com mensagens do WhatsApp chamando, implorando para entrevista de emprego que já estou de saco cheio!

Queremos comprar álcool em gel por um 1,00 real para nos proteger do vírus coronga. Aonde é que já se viu pagar 20, 30, 40 reais pelo álcool em gel? Mas que absurdo isso! Dá saudades do tabelamento de preços, dos fiscais do marimbondo de fogo, das tablitas. O botijão de gás a 90 pilas? Seja anátema! Que venham mil russomanos para dar dedadas e carteiradas na cara desses capitalistas safados, donos de farmácias que cometem “preços abusivos”, seja lá o que isso quer dizer. Vamos todos denunciá-los, vamos prendê-los todos e que vejam o sol nascer quadrado atrás das grades, bando de capitalistas selvagens, afinal aonde já se viu empresa ter lucro?

Queremos máscaras, muitas máscaras, todas as máscaras do mundo. Não sabemos muito bem o por quê disso, não temos muita certeza, mas o “dotô” Bráulio Balela falou que tem que usar, poxa, então tem, oras bolas! Quem somos nós para dizer que não? E olha que o que ele fala vira lei, ele faz parte do Think Tank brazuca, porque ele é fantástico, “dotô” Bráulio Balela é o cara!

Queremos a mídia, um serviço tão essencial (mas tão mesmo que o tão não abarca tamanha essencialidade!) dia e noite aterrorizando, com o dedo em riste nos passando pitos, um atrás do outro e nos mandando calar a boca e ficar em casa. Feliz somos nós, brazucas gadosos, que temos a melhor mídia do mundo, com os melhores âncoras e tralhas da vida, a mídia só quer o nosso bem. E mais, a mídia somada aos atores, artistas sensíveis que nem eles só e celebridades palpitólogas no atacado e no varejo formam o mais inteligente Think Tank do planeta de fazer inveja aos americanos.

Queremos sim ficar em casa, trocando as máscaras babadas e gosmentas a cada duas horas, nos lambuzando de álcool em gel, comendo pipoca e tomando todinho, assistindo pela centésima vez X-Man, Velozes e Furiosos, A Era do Gelo e o Touro Ferdinando. Ô coisa boa! E quem é contra não sabe o que está perdendo.

Benditos sejam nossos governadores e prefeitos por confundir desgraçadamente isolamento com prisão domiciliar (aka confinamento). Não fossem eles, estaria eu agora no metrô abarrotado, linha azul, Jabaquara-Santana, com uma pilha de pastas e documentos, kindle e volumosos livros sentindo os odores de bosticários e naturebas nacionais, porque perfume nacional é um porre pior do que porre de corote.

Portanto, queremos sim ficar em casa e denunciar nossos vizinhos que saem para a rua, principalmente aqueles que precisam trabalhar. Mas que mau gosto sair para trabalhar e defender o pão nosso de cada dia. Chamemos então os fiscais e a polícia, chamemos o Leviatã, queremos golpes de mata-leão, queremos chicotadas nas costas. Temos tendência ao sado-masoquismo, não queremos 50 tons de cinza mas duzentos tons de vermelho na pele chicoteada e em carne viva. O Marquês de Sade é nosso herói e Michel Foucault é o nosso guia.

De uma janela aberta ouve-se a trilha sonora em alto volume, a obra prima "Admirável Gado Novo", do gênio Zé Ramalho que há muito tempo já contava essa história. Então...

♫ ÔÔÔ...... boi ♫

Nenhum comentário:

PEC que acaba com a jornada 6X1 pela 4X3 na canetada impõe jornada laboral igual para profissões diferentes: não vai rolar!

Tivemos uma semana conturbada no setor das relações do trabalho com a proposta do PSOL (PSOL, tinha que ser, como não?) de uma PEC que decre...