segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Jeniffer: lição de civilidade, elegância e controle emocional



Uma situação banal que ficou conhecida como “o caso da moça do avião” e que gerou uma viralização absurda sendo notícia em toda mídia e principalmente nas redes sociais, trouxe uma lição prestimosa cuja protagonista, Jeniffer, ficará no imaginário popular ainda por algum tempo. Acredito que essa situação será exemplo nos mais diversos cursos que abordam o comportamento humano diante de situações de conflito, isto porque, a leitura correta a ser feita desse episódio e que está em primeiro plano diz respeito ao que conhecemos como Inteligência Emocional. Sim, Jeniffer nos deu uma aula de refinada elegância e controle emocional. Vejamos:

Quando os primeiros vídeos da situação subiram para as principais redes sociais e começaram a viralizar, quais foram os primeiros comentários e impressões que as pessoas estavam percebendo? Os primeiros comentários foram maciçamente elogiando a reação de Jennifer diante de uma situação absurdamente agressiva e intimidatória protagonizada por uma passageira que a estava filmando, enquanto outras pessoas que compraram um imbróglio que não lhes dizia respeito lhe dirigiam grosserias. Numa hipótese que ela partisse para o revide certamente a situação se complicaria e as comissárias de bordo teriam que intervir. No entanto, Jeniffer manteve o sangue frio, inabalável e foi justamente isso que incomodou algumas pessoas.

Nas relações de trabalho e interpessoais do dia a dia, situações de conflito surgem por minuto, seja num prazo apertado para execução de tarefas e projetos, seja por pressão de gerentes e supervisores, estes, aliás, suportam pressão praticamente o tempo todo. Então, como as pessoas lidam com as mais diversas situações de conflito no ambiente de trabalho? Lembrando que situações de conflito ocorrem também fora do ambiente de trabalho a todo instante como foi o caso envolvendo a Jeniffer assim inesperadamente, do nada que envolveu um menino birrento e um acento na janela.

Temos que estar preparados para situações de conflito, é preciso utilizar nessas horas doses maciças de resiliência, ter presença de espírito, equilíbrio, sangue frio, ser estoico e sobretudo possuir Inteligência Emocional. Não devemos revidar de maneira  grosseira ou agressiva e como diz a sabedoria popular, “não tocar tambor para maluco dançar”. 

Quanto à questão de Jeniffer não ter cedido o acento, é assunto de segundo plano, isto porque desde que surgiram os transportes de passageiros, seja em ônibus, balsas, trens, metrôs e aviões, atritos por causa de acentos, bagagens, bolsas, malas, esbarrões entre outros mais sempre ocorreram, o episódio da Jennifer não foi o primeiro e nem será o último.

Por uma coincidência, recentemente publiquei um artigo neste blog discorrendo sobre a lei nº 4 (FALE APENAS O NECESSÁRIO), do livro "As 48 Leis do Poder", do escritor Robert Greene. Mesmo que Jeniffer não tenha lido esse livro, ela aplicou essa lei com muita eficácia. Ainda que ela não tenha conhecimento da filosofia estoica, ela se portou estoicamente diante da situação na qual foi envolvida. Ela  nos entregou lições prestimosas de civilidade, educação, elegância e um incrível controle emocional. Não tenho dúvida alguma que ela seja uma excelente profissional em seu trabalho. Ela foi gigante e pavimentou um caminho de sucesso em sua vida fazendo de um limão uma saborosa limonada.

Entretanto, nem tudo são flores, pois esse episódio também nos passou algo sombrio e perigoso, isto porque queiramos ou não, podemos ser protagonistas de um reality show o qual não pedimos para participar, basta um celular nas mãos de pessoas irresponsáveis, rastaqueras deslumbradas e nossos rostos estarão expostos instantaneamente. Seremos a notícia do dia da maneira mais cruel possível em todas as mídias, em todas as redes sociais e viralizaremos pela web, pelo mundo. Vai ver, já estamos e nem ainda saibamos disso porque nas mãos de gente irresponsável o celular chega a tremer.



Nenhum comentário:

Jeniffer: lição de civilidade, elegância e controle emocional

Uma situação banal que ficou conhecida como “o caso da moça do avião” e que gerou uma viralização absurda sendo notícia em toda mídia e prin...