Da próxima vez em que estiver procurando um emprego, descubra qual é a cultura da empresa antes de aceitar qualquer cargo. Por que? Porque, se os valores forem semelhantes aos seus, a probabilidade de você gostar de seu novo emprego é enorme. Ao mesmo tempo, se a cultura corporativa for muito diferente do que você acredita, essa é a hora de evitar um problema em sua carreira.
1. Aprenda a identificar a cultura da empresa no primeiro olhar.
Não deixe escapar nada em seu primeiro contato com a empresa: preste atenção no jeito das pessoas, nas aparências e, acima de tudo, nas suas emoções a respeito de tudo isso. As primeiras impressões costumam estar corretas.
. Preste atenção no ambiente físico: É limpo, sujo, organizado ou caótico? Os escritórios são bem equipados e decorados ou os móveis são feios e colocados de qualquer jeito? O prédio ou espaço físico é escuro e lúgubre ou claro e estimulante? As instalações gerais dão uma idéia de prosperidade ou de pobreza?
. Preste Atenção na atitude dos colaboradores: Eles parecem enérgicos ou lentos? O ambiente é sisudo ou descontraído? Quando você se apresenta, é recebido de maneira amigável? A atmosfera geral é amistosa ou fria, moderna ou enfadonha? Você capta um espírito de diversão e criatividade ou de tradição e conservadorismo? É um clima mais de equipe ou competitivo?
2. Descubra qual é a cultura durante o processo da entrevista.
Enquanto conversa com o seu futuro chefe, procure pelos sinais sutis que contam muito a respeito da empresa. Faça perguntas que revelem aspectos diferentes da cultura. Eis alguns exemplos:
. Qual é o horário de trabalho da empresa?
. Que horas você (o entrevistador) trabalha?
. Qual é o horário de trabalho no setor que irei trabalhar?
. Você (O entrevistador) está trabalhando aqui há quanto tempo?
. Há quanto tempo o meu supervisor direto está trabalhando aqui?
. Como é o processo de tomada de decisões e como elas são comunicadas à equipe?
. Qual é a participação da pessoa que estará nessa posição no processo de tomada de decisões?
Enquanto conversa com o entrevistador, observe o seu nível de tensão. Ele parece perturbado ou tranqüilo? Demonstra satisfação ou frustração com o trabalho? Que tipo de roupa ele está usando? Preste atenção se surgir oportunidade de vê-lo interagindo com outros membros da equipe.
3. Depois da entrevista, faça o dever de casa.
A melhor maneira de decifrar a cultura de uma corporação é falando diretamente com as pessoas que trabalharam ou trabalham nela. Entre em contato com ex-colaboradores e também com gente que está na ativa para ter uma idéia melhor da cultura local. Reúna-se ou converse com a pessoa que você está substituindo. Vale a pena ouvir o que essas pessoas têm a dizer. Não deixe de fazer as seguintes perguntas:
1. Você poderia descrever a empresa em três frases curtas?
2. O que sabe sobre a empresa agora que gostaria de saber na época que entrou?
3. Como os funcionários são promovidos?
4. Como a gerência demonstra apreço pelas pessoas?
5. Que tipo de comportamento é premiado?
6. Que tipo de comportamento é malvisto?
7. Você sempre sabe o que esperam de você?
Talvez você se sinta meio desconfortável fazendo algumas dessas perguntas. Tudo bem. O importante é tentar desenterrar o máximo de informações possível sobre os valores, a ética e as práticas de negócios da empresa antes de virar membro da equipe.
Texto extraído das páginas 248 a 250 do livro "Trabalhar Com Você está Me Matando", de Katherine Crowley e Kathi Elster, Editora Sextante.
1. Aprenda a identificar a cultura da empresa no primeiro olhar.
Não deixe escapar nada em seu primeiro contato com a empresa: preste atenção no jeito das pessoas, nas aparências e, acima de tudo, nas suas emoções a respeito de tudo isso. As primeiras impressões costumam estar corretas.
. Preste atenção no ambiente físico: É limpo, sujo, organizado ou caótico? Os escritórios são bem equipados e decorados ou os móveis são feios e colocados de qualquer jeito? O prédio ou espaço físico é escuro e lúgubre ou claro e estimulante? As instalações gerais dão uma idéia de prosperidade ou de pobreza?
. Preste Atenção na atitude dos colaboradores: Eles parecem enérgicos ou lentos? O ambiente é sisudo ou descontraído? Quando você se apresenta, é recebido de maneira amigável? A atmosfera geral é amistosa ou fria, moderna ou enfadonha? Você capta um espírito de diversão e criatividade ou de tradição e conservadorismo? É um clima mais de equipe ou competitivo?
2. Descubra qual é a cultura durante o processo da entrevista.
Enquanto conversa com o seu futuro chefe, procure pelos sinais sutis que contam muito a respeito da empresa. Faça perguntas que revelem aspectos diferentes da cultura. Eis alguns exemplos:
. Qual é o horário de trabalho da empresa?
. Que horas você (o entrevistador) trabalha?
. Qual é o horário de trabalho no setor que irei trabalhar?
. Você (O entrevistador) está trabalhando aqui há quanto tempo?
. Há quanto tempo o meu supervisor direto está trabalhando aqui?
. Como é o processo de tomada de decisões e como elas são comunicadas à equipe?
. Qual é a participação da pessoa que estará nessa posição no processo de tomada de decisões?
Enquanto conversa com o entrevistador, observe o seu nível de tensão. Ele parece perturbado ou tranqüilo? Demonstra satisfação ou frustração com o trabalho? Que tipo de roupa ele está usando? Preste atenção se surgir oportunidade de vê-lo interagindo com outros membros da equipe.
3. Depois da entrevista, faça o dever de casa.
A melhor maneira de decifrar a cultura de uma corporação é falando diretamente com as pessoas que trabalharam ou trabalham nela. Entre em contato com ex-colaboradores e também com gente que está na ativa para ter uma idéia melhor da cultura local. Reúna-se ou converse com a pessoa que você está substituindo. Vale a pena ouvir o que essas pessoas têm a dizer. Não deixe de fazer as seguintes perguntas:
1. Você poderia descrever a empresa em três frases curtas?
2. O que sabe sobre a empresa agora que gostaria de saber na época que entrou?
3. Como os funcionários são promovidos?
4. Como a gerência demonstra apreço pelas pessoas?
5. Que tipo de comportamento é premiado?
6. Que tipo de comportamento é malvisto?
7. Você sempre sabe o que esperam de você?
Talvez você se sinta meio desconfortável fazendo algumas dessas perguntas. Tudo bem. O importante é tentar desenterrar o máximo de informações possível sobre os valores, a ética e as práticas de negócios da empresa antes de virar membro da equipe.
Texto extraído das páginas 248 a 250 do livro "Trabalhar Com Você está Me Matando", de Katherine Crowley e Kathi Elster, Editora Sextante.
Um comentário:
Meu email é micheliadriane12@gmail.com
Oi gostaria da sua ajuda por favor
Fui contratada em uma loja por 50 dias podendo ser prorrogado por mais 40 dias. Entrei dia 03/05/2016 e vence hoje 21/06/2016. Ontem dia 20 eu ja falei que nao queria ficar mais na empresa , ai hoje a gerente nao estava para eu poder acertar com ela e simplesmente me falaram que meu contrato foi renovado. Mas ai eu te pergunto se meu contrato vence hoje porque que ja renovaram? Hoje ainda estava no limite pra mim nao quer ficar mais. Agora não sei o que faço porque pra mim isso não está certo.
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